
HANB (Have a Nice Brew) utiliza Internet das Coisas para auxiliar na produção de micro cervejarias.
Chegou ao mercado, no início de Março o HANB (Have a Nice Brew), um aplicativo voltado a quem produz cerveja artesanal. Desenvolvido utilizando Internet da Coisas (IoT), auxilia a monitorar e controlar a produção de cervejas.
Com o aplicativo, que estará disponível para iOS e com previsão de lançamento em junho para Android, o cervejeiro pode ter no seu celular ou tablet o controle de temperatura do processo de fabricação da cerveja durante as duas fases principais da produção: Brassagem e Fermentação.
A temperatura correta, sem variações, e o tempo são fundamentais para a qualidade da cerveja produzida. No entanto, muitos cervejeiros acabam produzindo sua cerveja em locais distantes e acabam perdendo o controle sob essas 2 variáveis importantíssimas no processo de fabricação. O HANB resolve esse problema dando a informação em tempo real ao usuário, podendo agir, junto ao equipamento (um fogão elétrico, fermentador auto-refrigerado ou geladeira, por exemplo), para que a temperatura seja mantida, independente se ele esteja perto ou não da cervejaria pois por se tratar de um App + IoT a informação está disponível a todo momento na palma da mão.
O HANB será gratuito e segue o conceito de open hardware e open source. Dessa forma, quem quiser utilizá-lo poderá adquirir os sensores de acordo com as especificações fornecidas no site do HANB (hanb.app). Todo o conjunto de hardware custa aproximadamente R$ 150,00 e qualquer um pode comprar as peças e montar o seu.
Para 2020, também está prevista a integração com Amazon Alexa e Google Home.
“A ideia é também criar uma comunidade de usuários e desenvolvedores, que elaborem novas funcionalidades e possam atuar até como integradores”, explica o Diretor de Inovação da ART IT, Rodrigo Bizarro.
Mercado de cervejarias artesanais no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, sem contar as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.
Diversos setores estão explorando produtos especiais para atrair clientes. Com as cervejas artesanais um novo público está surgindo, valorizando as marcas produzidas artesanalmente e a qualidade das produções em pequenas escalas.
“Com o HANB, não queremos apenas beneficiar os cervejeiros caseiros, mas também evoluir nessa disciplina para poder oferecer novos serviços em IoT na ART IT, já em 2020”, revela Rodrigo Bizarro.