Cinco iniciativas que podem melhorar a comunicação e trazer produtividade para empresas de tecnologia

Diretor da ART IT, apresenta medidas que podem ser facilmente implementadas para obter ganhos de eficiência com as equipes em home office

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as empresas de tecnologia tiveram que se reinventar. Implantação do home office em tempo integral e reuniões com clientes feitas via vídeo conferência, com o de uso das plataformas disponíveis para isso, como Cisco Webex, Meeting e Zoom, foram algumas das alternativas encontradas para que as atividades diárias continuassem acontecendo no mesmo ritmo do modelo presencial. Mas como gerenciar estrategicamente os projetos, a partir de uma tecnologia integrada, automatizada e funcional à distância?

O sócio e diretor comercial da ART IT – empresa especializada em soluções e serviços de TI – Romulo César de Paula dá cinco dicas de iniciativas inovadoras que empresas de tecnologia podem adotar para se adaptar à nova realidade de trabalho imposta pela pandemia e ganhar produtividade.

  1. Faça meetings diários com as equipes

As empresas devem priorizar as interações e as pessoas acima de processos rígidos e ferramentas de uso obrigatório. Por isso, é importante, mesmo nas relações à distância, que os gestores promovam reuniões diárias para gestão das demandas e atividades da empresa. “Essa rotina, embora possa parecer um exagero, permite que a proximidade seja mantida entre os colaboradores, e é também uma oportunidade para que as equipes fiquem atualizadas a respeito das ações que estão sendo implementadas em todos os setores da empresa”, explica Romulo. 

  1. Utilização da metodologia Kanban para o gerenciamento de atividades

Originária do Japão, como o próprio nome sugere, a Kanban foi feita para racionalizar o uso de suprimentos e evitar atrasos. Ela divide as tarefas em uma organização visual, por colunas, focada no modo como o fluxo de trabalho é organizado. “Em um projeto de desenvolvimento de sistemas, a metodologia pode incluir categorias para as funcionalidades que estão sendo desenvolvidas, testadas, implementadas e entregues”, fundamenta. Entre as ferramentas disponíveis no mercado que contribuem para a gestão de atividades usando o Kanban estão Trello, Asana e a Rosie, oferecida pela ART IT. 

  1. Ter uma rotina de trabalho pautada pela colaboração contínua com o cliente

Um fluxo de feedback dos clientes permite que o produto final de cada projeto seja continuamente ajustado. “Consequentemente, há mais satisfação e maior alinhamento de expectativas”, afirma Romulo.

  1. Preparar os times para lidar com transformações e mudanças

 Esse é um período de mudanças e, principalmente, de incertezas. Ainda assim, equipes auto-organizáveis propiciam os melhores resultados, além de atenderem aos requisitos solicitados para cada projeto. “Investir em treinamentos online para que suas equipes desenvolvam essa característica é estar um passo à frente para se manter sólido em um mercado tão competitivo”, frisa o diretor comercial.

  1. Escolher uma boa ferramenta de gestão de projetos

As empresas devem utilizar softwares que disponibilizem recursos para administrar e executar projetos de qualquer tipo de negócio, suportando-os durante todo seu ciclo: desde a identificação das necessidades da organização até a entrega final do projeto. O foco deve ser sempre em descomplicar a gestão do projeto, permitindo aos gestores coordenar o fluxo de trabalho, acompanhar em tempo real os custos e receitas, e monitorar o desempenho da equipe. “Muitas vezes as empresas enfrentam dificuldades para organizar os custos, prazos, metas e o que precisa ser feito no projeto. A ferramenta deve ser personalizada, de acordo com as necessidades da empresa”, esclarece o executivo.

*Romulo Cesar de Paula é sócio e diretor comercial da ART IT

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