Por que é fundamental organizar os dados dentro das empresas?

No passado, cada Departamento cuidava de suas informações. Elas não eram estruturadas e compartilhadas adequadamente entre os setores de uma empresa. Hoje, as companhias estão buscando consolidar os dados de modo que todos possam consumi-los.

Para se manter competitiva e operar de forma eficaz, é essencial para uma empresa organizar o seu processo de coleta, análise e disseminação de informações, inclusive juntando a dados de mercado (do setor de atuação da companhia), visando ter novas variáveis para auxiliar os líderes no planejamento e também no processo de tomada de decisões.

Para tal, as empresas estão fazendo uso de tecnologias como Business Intelligence (BI) e Data Analytics (BA), que tornam possível organizar o futuro de forma mais eficiente, permitindo visualizar erros e acertos para que seja possível formular as próximas decisões.

Business Intelligence (BI) é o processo de coletar, armazenar a analisar dados das operações do negócio, quase que em tempo real, para ajudar na tomada de decisão. O Data Analytics (BA) usa os dados da companhia para antecipar tendências e fazer previsões, usando análise estatística, data mining e modelos preditivos.

Essas ferramentas permitem, por exemplo, que uma empresa do ramo agrícola possa prever o comportamento do mercado do agronegócio, antes de planejar plantio e colheita, oportuniza a uma indústria de bebidas avaliar antecipadamente quando cada insumo irá ficar mais caro, permitindo negociar melhores preços com seus fornecedores ou viabiliza que uma companhia logística que entregue bens de consumo, calcule o tempo médio de parada dos caminhões no centro de distribuição ou melhore a roteirização das entregas para gerar economia de tempo e combustível.

Possuir dados concretos sobre a performance da empresa e a produtividade das equipes é fundamental para o desenvolvimento do negócio. São eles que permitem aos gestores tomar decisões baseadas em fatos e não em “achismos”.

Quando os líderes têm em mãos informações importantes, é um facilitador para que tomem as decisões corretas. Quando uma atividade não traz os resultados esperados, torna-se plausível, inclusive, solucionar o problema mais rapidamente. Eles podem identificar com agilidade e segurança as estratégias que foram corretas e aquelas que não foram eficazes.

Neste tipo de projeto também é importante que haja a chamada “visão global”, ou seja, uma equipe que consiga entregar desde a fase assessment até os dashboards, garantindo assim, a qualidade e confiabilidade dos dados para a tomada de decisão. Esse end to end garante a fiscalização de tudo que está sendo produzido, conforme o que foi estabelecido, de modo a evitar enganos e reafirmar a missão e os valores da empresa.

O uso adequado das informações são fundamentais para que os empreendimentos possam prosperar e crescer, com redução de custos e melhoria do nível dos serviços oferecidos.

Ciro de Menezes é Gerente de Contas da ART IT. 

Transforme seus negócios em experiências digitais

+55 (19) 3514-8383

contato@artit.com.br

10

Related Posts