mercado gamer

Você conhece o Mercado Gamer? Saiba tudo sobre o setor de jogos!

O mercado gamer está crescendo cada vez mais, com um valor global de mais de US$ 300 bilhões, superando o mercado de filmes e músicas.

Segundo a Accenture, um dos principais fatores para o aumento é a busca por novos tipos de interação social durante a pandemia de Covid-19.

O perfil dos jogadores também vem mudando: 60% são mulheres, 30% têm menos de 25 anos e um terço se identifica como não-branco.

Por outro lado, entre os entrevistados que se auto definem como gamers antigos, 61% são do sexo masculino com idade acima de 25 anos e 76% se identificam como brancos.

À medida que essa comunidade cresce, o aspecto social é cada vez mais importante para a experiência geral dos jogadores.

Entre os entrevistados, 84% afirmam que os videogames são importantes em suas relações com pessoas com interesses semelhantes.

Já 75% dos participantes admitem que no momento grande parte de suas interações sociais acontecem em plataformas de jogos.

Além disso, a pesquisa da Accenture descobriu que as pessoas priorizam se conectar com amigos e conhecer novas pessoas enquanto jogam.

O surgimento de novas plataformas de games e as mudanças demográficas estão forçando as empresas do setor a se tornarem plataformas orientadas para a experiência e não mais centradas em produto.

É importante que o setor encontre o equilíbrio entre as necessidades de seus novos adeptos, mais preocupados com suas interações online, e os fãs de longa data, que ainda são seus clientes mais lucrativos.

De acordo com o levantamento, os jogadores passam em média 16 horas por semana jogando, oito horas por semana assistindo ou participando de transmissões de jogos e seis horas por semana interagindo em fóruns e comunidades de jogos.

Essas interações sociais são um dos principais impulsionadores do crescimento dos jogos online: cerca de três em cada quatro jogadores esperam que os jogos online se tornem uma parte ainda maior de sua experiência de jogo no futuro.

Além do seu tamanho expressivo, o setor de games teve um grande impacto na forma como enxergamos o entretenimento e a cultura, incluindo franquias de filmes de sucesso, competições em estádios, brinquedos e muito mais.

Conforme observamos a expansão dessa influência, vemos também o surgimento de jogos que funcionam como um ecossistema de super plataformas onde os jogadores podem se encontrar, comunicar, assistir shows ao vivo, fazer compras ou ouvir música.

As descobertas são parte de uma série de três partes que analisa de perto as mudanças no mundo dos jogos eletrônicos, desde o crescimento geral do setor até os desafios e oportunidades futuros.

Conteúdo do site TI Inside, adaptado por Gabriela Boretti para a ART IT.

Transforme seus negócios em experiências digitais

+55 (19) 3514-8383

contato@artit.com.br

12