Design Experience e dados: a combinação que a sua empresa precisa em 2022

Para entender seu consumidor, você precisa combinar design experience e dados, para resolver os anseios e os desejos desse público.

Hoje em dia, quando o assunto é design, compreendemos que existem várias vertentes de como ele apoia qualquer negócio na resolução de problemas, seja através do design thinking, service design, user experience e design de informação. Poderia citar várias outras denominações, mas o que todos eles têm em comum, é o foco em resolver os problemas dos consumidores.

Um estudo da Qualtrics, “2022 Global Customer Trends”, revela que os consumidores têm 3,5 mais chances de comprar de um negócio, após uma boa experiência e 5,1 vezes mais chances de recomendá-lo.

Avaliações positivas e ranking são os mais novos: boca a boca, ou seja, continua muito em alta, na versão digital.

Quando paramos para refletir sobre a informação supracitada, compreendemos que projetar uma boa experiência do usuário estará só fazendo o que o consumidor espera, ou seja, o mínimo que uma marca faça.

Quer se diferenciar?

É preciso pensar além e unir todas as vertentes do design, criando uma experiência memorável para o público.

Enfim, quando a empresa precisa resolver algum problema, seja interno ou externo, trazer todos os stakeholders para co-criarem a solução, serem empáticos, prototiparem e testarem é o que garantirá valor.

E um design memorável é o que fará companhia economizar dinheiro na construção de um produto, sistema ou prestar um serviço que realmente dará maiores chances do negócio escalar.

Por que é importante?

A integração de dados e design tem como objetivo final é reduzir o custo, será possível descobrir o que realmente é essencial para o público.

Todo esse processo é importante para colocar o consumidor no centro do negócio.

Os dados colhidos durante as sessões de design experience e após o lançamento do produto são o que irá direcionar a marca a continuar resolvendo os problemas do seu público.

As pessoas mudam, logo, quanto mais dados, maior o entendimento do comportamento do consumidor no dia a dia.

Logo, o design dessas informações gera dashboards intuitivos para a tomada de decisão.

Design experience e dados é o que a uma companhia precisa para entender os hábitos e comportamentos do consumidor.

Acompanhar essas mudanças conforme o tempo passa é o que manterá uma empresa no topo e o consumidor engajado com a marca.

 Marina Almeida Carvalho é Gerente de Design e Marketing na ART IT

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