A era dos dados: por que sua empresa precisa se orientar por eles

Dados

BLOG

Rodrigo Bizarro

2 min read

Atualmente é inimaginável viver em uma era sem acesso à informação. A disseminação em massa da informação é uma das invenções mais influentes da história, e foi iniciada por Guthemberg, com sua prensa móvel por volta de 1450.

Hoje, após 573 anos vivemos em a era de ouro da informação, com aproximadamente 40 trilhões de gigabytes em 2020, ou seja, 2,2 milhões de terabytes por dia e esse número cresce exponencialmente a cada dia.

É importante destacar que essa montanha de dados está crescendo exponencialmente, com bilhões de pessoas e dispositivos conectados gerando uma avalanche de informação, e servidores espalhados pelo mundo armazenando e conectando essas informações, a estimativa é que em 2025 serão trafegados mais de 400 exabytes a cada dia.

Enquanto a maioria das empresas (74%) ainda não aproveitam os dados gerados por elas mesmas, 94% de todas as empresas afirmam que os dados são essenciais para o crescimento dos negócios, porém, há uma grande contradição neste cenário, sendo que a maioria das empresas alega que o maior motivo para não investir em Dados (BigData) é a falta de orçamento de TI.

Segundo a McKinsey empresas orientadas a dados tem 23 vezes mais probabilidade de adquirir clientes e aumentar as suas margens operacionais em 60%.

A análise de dados como estratégia

A análise de dados se mostra uma das principais estratégias das empresas para garantir sucesso e competitividade no mercado. Podemos citar como exemplos: A Target que identificou tendências de compra e conseguiu prever quando as mulheres estariam grávidas, através de seus hábitos de consumo.

O Google Maps que utiliza a análise de dados de tráfego e localização para fornecer informações precisas sobre trânsito e rotas, e a Uber que utiliza a análise de dados para otimizar sua operação.

Na era da informação, quem entender, interpreta e prediz dados, além de sair na frente, entende seus processos, ganhando competitividade no time to market, reduz custos, passa a compreender melhor seu cliente, criando produtos diferenciados, impactantes e lucrativos. Além de tornar inteligente e eficiente toda a cadeia de venda, manufatura e distribuição.

Vantagens da orientação por dados

São inúmeras as vantagens quando a companhia é orientada a dados.

Entendemos que para iniciar a utilização de dados em uma empresa, existem alguns passos fundamentais que devem ser seguidos:

  • Identificar quais dados são importantes para o negócio e onde eles estão armazenados;

  • Classificar, limpar e deixar os dados confiáveis;

  • Relacionar ou correlacionar os dados;

  • Montar dashboards e entender onde a empresa está e onde ela pode chegar;

  • Prever e prescrever a partir dos dados coletados e analisados.

É importante destacar que esses passos são apenas um início e que é preciso continuar monitorando e atualizando os dados para manter a competitividade e seguir evoluindo no uso dos dados.

A revolução dos dados está aí e quem não a adotar, corre o risco de ficar para trás.

Por Rodrigo Bizarro

É diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT.

#dados #estratégia #inovação #artit