Afinal, o que é web 3.0?

Web 3.0

BLOG

1 min read

Web 3.0? Já sei, você nem sabia que estávamos na web 2.0, vamos voltar um pouquinho então?

A evolução da Web

Web 1.0: aqui é onde encontrávamos sites com conteúdos estáticos, em sua maioria produzidos por empresas e instituições, não tinha muita interatividade com os internautas. Essa geração foi marcar pela centralização do conteúdo (terra, uol, yahoo, cadê, etc).

Web 2.0: já começamos a encontrar conteúdos produzidos por internautas e ganhamos interatividade com blogs, vlogs, etc. Aqui todos criam e consomem conteúdo, e contam com mecanismos de busca mais avançados (google).

Web 3.0: nesta nova versão os conteúdos estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizada para cada usuário, com sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e comportamentos.

E como a Web 3.0 afeta a nossa vida?

Será que vem uma revolução por aí? Essa nova web é marcada por três grandes conceitos:

Descentralização: independência de bancos, órgãos governamentais, fronteiras demográficas ou tecnologias de empresas.

Privacidade: evitar a exposição de dados pessoais, incômodo com rastreamento e fuga das publicidades direcionadas.

Virtualização: fortalecimento de mundos digitais e reprodução de experiências realísticas de modo virtual.

Uma das revoluções mais esperadas é a personalização que os algoritmos e as máquinas conseguirão trazer para os usuários, elas compreenderão melhor os anseios do usuário sem a necessidade de escrita. Os conteúdos onlines serão dispostos de forma diferente para cada pessoa, os sites e aplicações serão mais inteligentes e a publicidade será baseada no comportamento online do usuário.

A Web 3.0 ainda deve demorar um tempinho para ter um conceito único e se propagar, mas a sua empresa já precisa se preparar.