Recrutamento de profissionais de TI: como agilizar o processo

Dificuldade no recrutamento de profissionais de TI? Confira os erros que você pode estar cometendo e estratégias para melhorar a contratação.

RHGESTÃO DE PESSOASBLOGALOCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE TI

10/22/20244 min read

O mercado competitivo da TI, tem tornado o recrutamento de profissionais de TI um verdadeiro desafio. Saiba como contornar essa dificuldade das equipes de desenvolvimento.

Uma pesquisa conduzida pelo Manpower Group, uma empresa de consultoria de gestão de pessoas, revelou que a habilidade profissional mais buscada no Brasil pelos gestores é a de TI e Dados.

Esse estudo realizado em 2023 visava abordar a escassez de profissionais naquele ano e foi baseado em entrevistas com mais de 39 mil empregadores espalhados por mais de 41 países, sendo que o Brasil contou com pouco mais de mil entrevistados.

Nesse cenário, a habilidade se destacou com 38% dos empregadores entrevistados apontando alguma necessidade desses profissionais. E mais, para tornar o recrutamento ainda mais desafiador, a área de tecnologia da informação conta com poucos profissionais qualificados. Trata-se de um dos setores econômicos mais difíceis para encontrar talentos, ranqueando com 79% de dificuldade de contratação.

Por isso, se a sua equipe está com dificuldades para encontrar talentos hábeis para compor o staff de TI, tenha a certeza de que você não está sozinho.

Mas, não desanime! Neste artigo você encontrará soluções para hackear as estatísticas e agilizar o processo de recrutamento de profissionais de TI.

3 erros a evitar na hora do recrutamento de profissionais de TI

Se por um lado os candidatos às vagas precisam apresentar potencial competitivo em relação aos seus concorrentes, os recrutadores também devem ter uma moeda de troca para capturar os melhores profissionais.

Além disso, na hora de procurar esses talentos, o recrutador precisa ser estratégico para sair na frente de outras empresas com vagas em aberto.

Isso porque, não basta anunciar a disponibilidade, você verá que a busca ativa por esses profissionais é um dos métodos com bons e até melhores resultados em relação aos métodos tradicionais.

Por isso, procure evitar os seguintes erros:

1. Dependência de anúncios de vaga

Embora boa parte dos profissionais capacitados estejam em plataformas como o LinkedIn, ou sites especializados em vagas, esses ambientes tendem a tornar o processo seletivo moroso. O que pode até fazer com que bons profissionais se percam ou desistam durante a seleção.

Além disso, mesmo que muitas plataformas de recrutamento sejam automatizadas, é preciso reservar um tempo da equipe de recrutamento para cadastrar as vagas, avaliar os currículos selecionados e entrevistar os candidatos. Assim, tornando o processo ainda mais lento e caro.

2. Desconsiderar talentos passivos

Como vimos, o mercado de TI brasileiro está com escassez de talentos. O que significa que boa parte dos profissionais qualificados já estão empregados ou atuando em projetos.

Mas, isso não significa que esses trabalhadores não estejam dispostos a migrar de empresa, ou mesmo a prestar serviços para outros projetos.

3. Não ter uma equipe ou empresa especializada em hunting

Do inglês, hunting significa literalmente caça; para encontrar os profissionais qualificados, às vezes os responsáveis pelo recrutamento precisam ser verdadeiros predadores corporativos.

E assim como a cadeia alimentar, o mercado de trabalho em áreas competitivas depende das habilidades de caça dos recrutadores. Mas, como diria a teoria das espécies, sobrevivem não necessariamente os mais fortes, mas sim, os mais adaptados.

Por isso, caso sua equipe não conte com um recrutamento especializado em TI, considere adaptar-se para contratar uma empresa especializada nesse modelo. Dessa forma, seu time economiza tempo e recursos.

Tenha clareza do perfil profissional

Agora que você já está determinado a ser um bom caçador de profissionais de TI, tenha em mente qual o perfil da sua “presa”.

Faça uma lista dos conhecimentos técnicos e soft skills fundamentais, sem os quais seria impossível atuar na posição em aberto, e liste também os diferenciais, ou seja, talentos desejáveis, mas negociáveis do profissional.

Assim, seja sua equipe interna de recrutamento, seja uma empresa especialista em hunting, ambos terão mais objetividade na hora de encontrar o profissional adequado para o seu time.

Afinal, a boa escolha do selecionado representa mais do que harmonia no espaço de trabalho e bons resultados por parte do profissional, a escolha certeira do novo membro da equipe pode poupar tempo e gastos.

Isso porque, as chances de insatisfação e turnover serão bem menores, tanto por parte da empresa, quanto do empregado.

Melhore a retenção de talentos

Uma dica bônus é evitar o turnover desses profissionais! Por tratar-se de uma área competitiva, é comum que profissionais da TI recebam boas propostas de outras empresas.

Por isso, a alta rotatividade nessas equipes já se tornou cultural no setor de TI. O que pode ser uma desvantagem tanto operacional para os projetos, quanto financeira para as empresas que precisam sempre investir em contratação.

Dessa forma, uma solução eficaz é ter um bom potencial competitivo em relação às demais corporações.

Além de remuneração correspondente ao mercado, benefícios como flexibilidade de horários, opções híbridas ou home office tendem a ser grandes atrativos para reter os talentos já alocados.

Opte pela alocação no recrutamento de profissionais de TI

Um recurso ao qual as equipes de TI têm aderido para contornar as dinâmicas competitivas do mercado de trabalho da TI, é optar pelos serviços de outsourcing. (já explicamos tudo que você precisa saber sobre elas aqui na ART IT).

Essa forma de contratação é muito vantajosa, já que muitas vezes, ao optar por fechar parceria com essas empresas, é possível alocar um profissional para sua equipe em impressionantes 10 dias!

Para além dessa vantagem, empresas de alocação de profissionais de TI como a ART IT, que fazem o hunting de profissionais, também proporcionam especialização e monitoram o desempenho dos talentos alocados.

Dessa forma, além de encontrar colaboradores para o seu projeto com muito mais agilidade, esses membros alocados da sua equipe contarão com feedbacks periódicos para melhorar suas contribuições com o projeto.

Outro benefício de optar por esse contrato é que sua empresa sofre menos com os impactos do turnover, uma vez que a empresa responsável pela alocação, em caso de desistência do profissional, rapidamente encontrará um novo talento para compor a equipe desfalcada.

Fale com a ART IT e melhore o recrutamento de profissionais de TI

Ainda tem dúvidas sobre como funciona o recrutamento e alocação de profissionais de TI? Fale conosco.

Também contamos com conteúdos exclusivos sobre a área de tecnologia da informação em nosso blog e redes sociais! Nos acompanhe no Instagram, YouTube e LinkedIn.