Big data na logística: como otimizar as operações com tecnologia

Seu departamento de logística ainda opera com base em planilhas e softwares obsoletos? Saiba otimizar o trabalho com big data na logística.

BI & ANALYTICSTECNOLOGIATRANSFORMAÇÃO DIGITALDESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PERSONALIZADOBLOG

12/16/20244 min read

Em levantamento realizado pela TOTVS em 2022, em parceria com a empresa de pesquisas H2R Insights & Trends, o estudo entrevistou mais de 400 executivos, dos quais 525 afirmaram que as empresas estão longe de adotar sistemas de inteligência de dados.

A pesquisa demonstrou ainda, que apenas 5% dos negócios acreditam fazer um bom uso dos dados recolhidos.

Por isso, se você deseja se destacar da concorrência usando tomadas de decisões data driven, essa pode ser uma grande oportunidade.

Afinal, implementar sistemas de big data eficientes a favor do seu negócio significa identificar oportunidades de melhoria, expansão e economia.

Entenda os benefícios e como inserir inteligência de dados na gestão logística da sua empresa.

Como funciona a big data na logística?

Como vimos anteriormente, boa parte das empresas até possuem um big data, mas não sabem fazer um manejo adequado dos dados.

Ou seja, embora a geração de dados aconteça, eles não produzem informações relevantes para ajudar na gestão do negócio.

Para que essas informações sejam usadas de forma estratégica, é necessário ter um sistema para compilar, tratar e interpretá-las.

Assim, conseguimos extrair os dados de onde quer que estejam, planilhas ou mesmo outros sistemas.

Com isso, podemos compilar e higienizar as informações para gerar um dashboard, uma interface gráfica que permite fácil assimilação dos dados gerados.

Vantagens de ter big data na logística da sua empresa

O fato da maioria das companhias ainda não contarem com um uso inteligente do seu grande volume de dados é um grande desperdício.

Afinal, essas informações proporcionam insights estratégicos que servem para identificar oportunidades e otimizar processos. Como por exemplo:

Redução de tempo operacional

O big data aliado a um sistema de automação, permite que os colaboradores passem menos tempo realizando tarefas repetitivas. É o caso do lançamento de pedidos, solicitação de despache e emissão de notas.

Controle da frota

Aqui na ART IT, já implementamos um sistema que monitorava via satélite a localização dos veículos de uma companhia.

Com isso, a equipe da fábrica conseguia adiantar a disponibilizar as mercadorias na rampa de carregamento assim que um veículo estivesse se aproximando do local.

Previsibilidade de manutenção

Outra vantagem de monitorar os caminhões, é que o sistema pode reconhecer o quanto eles andaram e prever a necessidade de manutenção.

Dessa forma, a empresa evita a parada inesperada dos transportes e consegue programar manutenções preventivas. Com isso, a companhia pode economizar com prevenção de quebras e problemas mais caros.

Gestão eficiente de estoque

A programação eficiente para analisar as informações do big data da sua empresa é capaz de automatizar as informações do estoque.

Assim, o sistema consegue identificar padrões de movimentação e perceber a sazonalidade da empresa.

E ainda gerar estatísticas de níveis seguros do estoque, quando é necessário reabastecer e em qual quantidade. O que é muito vantajoso quando pensamos em preservar o capital e giro da companhia.

Além disso, se o seu negócio opera com mercadorias perecíveis, o big data pode auxiliar a equipe a selecionar itens mais próximos ao vencimento para serem despachados com prioridade.

Evite perdas de mercadoria

Ainda em termos de estoque, com o big data sistematizado, todas as etapas são computadas automaticamente e registradas no banco de dados.

Graças a isso, os gestores têm o poder de identificar os momentos de falha no transporte, armazenamento e entrega.

Contribuindo assim, para criar novos processos a fim de evitar perdas, furtos, avarias ou deterioração do produto.

Integração dos departamentos

Mas, para fazer todo esse sistema data driven funcionar, quanto mais departamentos integrados no mesmo fluxo, melhor.

Ou seja, para que o big data da sua empresa gere estatísticas úteis, ele precisa de um sistema que o opere.

Assim, o sistema pode ser construído de modo a integrar desde a etapa de pedidos até o pós-vendas da mercadoria, gerando notas, emitindo pedidos, solicitando despachos e monitorando as entregas.

Como implementar big data na logística das suas operações?

Se você já se convenceu de que precisa de uma gestão baseada em dados inteligentes, venha que vamos te explicar como implementá-la.

A maioria das empresas já possuem planilhas ou algum sistema que armazena suas informações.

Dessa forma, o sistema responsável pela filtragem e processamento consegue extrair esses dados e transformá-los em estatísticas úteis.

Para isso, você precisará de um profissional de TI responsável por estudar as dinâmicas dos departamentos da sua empresa que serão integrados ao sistema.

Assim, esse desenvolvedor poderá arquitetar as interfaces, etapas de processamento de dados e automação de processos que você precisa.

Esse profissional deverá levar em consideração seu modelo de negócio, produtos comercializados e construir a tecnologia de modo que seu sistema possa continuar a crescer junto à empresa.

Comece sua jornada com big data na logística com a ART IT

Aqui na ART IT somos especialistas na arquitetura e desenvolvimento de tecnologia inteligente para corporações.

Se você ficou curioso para saber na prática como o big data tem transformado a logística de megaempresas, confira alguns cases em que usamos essa tecnologia.

Mas você também pode conhecer mais sobre nosso trabalho e nossas políticas nas nossas redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn e no YouTube.