Combinando dados e design para turbinar a inovação

Inovação

BLOG

2 min read

Frequentemente, nos negócios, os maiores avanços ocorrem quando as empresas conectam ideias e abordagens diferentes.

A diversidade de perspectivas é importante para fomentar novos pensamentos e, assim, resolver problemas difíceis. Essa é a promessa para as organizações que podem efetivamente reunir dados e design.

Os dados são frequentemente valorizados por sua indiferença à intuição, reflexão estoica dos fatos e capacidade de destruir nossas suposições – verdadeiros superpoderes quando colocados nas mãos dos tomadores de decisão.

Embora os dados sempre tenham sido uma entrada importante para os negócios, os avanços recentes em inteligência artificial (IA) e outras análises estão apenas aumentando o número de arenas organizacionais nas quais os tomadores de decisão podem ativar os superpoderes dos dados, desde a contratação até o desenvolvimento de produtos e o engajamento do cliente.

Separadamente, o design thinking se espalhou como um incêndio em todos os setores depois que algumas marcas icônicas e empresas digitais nascidas (pense na Apple e no Google) demonstraram as receitas e a satisfação do cliente que isso poderia gerar.

Essas empresas, tem criatividade e um foco implacável nas necessidades do usuário final, a abordagem é normalmente voltada para a inovação de produtos e serviços.

No entanto, embora as organizações estejam cada vez mais colhendo os frutos dos dados e do design, muitas estão perdendo os benefícios que oferecem quando usados em combinação.

Simplesmente contratar designers e profissionais de dados para executar suas funções discretas (mesmo quando no mesmo projeto) não é suficiente. As organizações precisam permitir que os dois trabalhem efetivamente em sincronia – de modo que o todo seja maior do que a soma de suas partes.

Conseguir essa interação certa libera a capacidade não apenas de criar produtos e serviços matadores e centrados no usuário, mas também de melhorar os processos de negócios, uma área em que a combinação de dados e design é muito subutilizada por muitas organizações hoje.

Para unir dados e design de uma maneira eficaz, uma transformação cultura se torna muito importante, abaixo listamos três mudanças que precisam estar no seu radar:

Squads mistas

Ao invés de trabalhar em silos, mescle as equipes e traga o conceito da equipe diversificada do design para essas squads.

Sincronia é tudo

Aproveite as habilidades da equipe e tenha uma pessoa que fará a integração com todas as outras áreas da empresa.

Inove no uso

Ao invés de se concentrar em como inovar no produto, recolha dados e pense em como solucionar os problemas e melhorar a usabilidade do que já existe.

Por fim, quanto mais especialistas em dados e design estiverem integrados e trabalharem juntos, quanto mais cedo eles começarem a trabalhar juntos em um projeto e quanto mais ampla for sua esfera de ação na empresa, maior será o crescimento do negócio.