Conheça os 4 tipos de metodologia ágil para sua equipe de TI: XP, Lean, Kanban/Scrum

Confira os quatro principais modelos de metodologia ágil para implementar em sua equipe e o modelo implementado pela ART IT

INOVAÇÃOTECNOLOGIAAGILE SQUAD

6/20/20256 min ler

Agile Squad

Se destacar no mercado está cada vez mais complexo. Por conta disso, diferentes estratégias são necessárias para sair na frente do concorrente, e uma delas é a agilidade. Com produtos de qualidade e metodologias de trabalho mais ágeis, dificilmente as empresas deixam de melhorar e qualificar suas vendas.

Diferente do modelo Waterfall (ou cascata), tradicionalmente conhecido como uma forma sequencial de tarefas dentro de um projeto. Para passar para a próxima etapa, é necessário completar a etapa atual e, em seguida, iniciar a próxima. Esse método está sendo considerado ultrapassado dentro dos modelos de gestão. Isso porque, com a metodologia ágil, você pode ter até 60% mais eficiência.

Desse modo, pensando nisso, a ART IT reuniu em seu processo duas dessas metodologias, pensando em potencializar as gestões de projetos de TI, utilizando como base o Kanban e o Scrum. Entretanto, há outros sistemas disponíveis para quem deseja aplicar a metodologia ágil em sua equipe.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para ‘dissecar’ um pouco mais sobre os métodos de aplicação da metodologia ágil. Boa leitura.

O que é a metodologia ágil?

Primeiramente, é importante definir sobre o que se trata a metodologia ágil e como ela pode ser útil para sua empresa. Assim, pensando em um fluxo de trabalho mais ágil, a principal ideia desse modelo é ter uma maior velocidade tanto nos processos quanto na conclusão das tarefas.

Além disso, para superar esses obstáculos e criar fluxos mais velozes, a metodologia ágil atualiza todo o processo de trabalho da empresa. Isso porque, a ideia é ter um fluxo de trabalho sem tantos processos e obstáculos e colaboração total entre os funcionários para entregar os projetos de forma eficiente e com maior velocidade.

Portanto, vale destacar que a metodologia ágil se trata de um conjunto de processos que pode ter resultados 60% superiores a processos que não utilizam essas metodologias. Por isso, a empresa que modifica sua infraestrutura para utilizar esse modelo de gestão, larga na frente dos demais e pode ter mais sucesso no mercado.

É importante destacar – e você verá por completo ao longo desse artigo – que para potencializar seu negócio através da agilidade, você conta com algumas metodologias específicas. Ao longo desse artigo, iremos explicar melhor as quatro que se destacam no mercado de TI: XP, Lean, Kanban e Scrum.

Conheça a metodologia XP

Criado no final dos anos 90, o método XP (Extreme Programming) tem como método de aplicação, basicamente uma estrutura já consolidada. Ele foca em três pilares: colaboração, flexibilidade e entrega contínua de valor ao cliente.

De modo geral, a ideia da metodologia XP é criar sistemas com uma base sólida, onde eles possam interagir entre si. Além disso, com base no pilar de entrega contínua ao cliente, esse tipo de gestão garante testagem constante e ciclos de desenvolvimentos de produtos e serviços mais curtos.

Com base nesses princípios, esse sistema se estabilizou como um dos principais métodos aplicados por empresas, visando aumentar a velocidade em seus processos internos. Assim como a maioria das metodologias ágeis, uma das ações mais importantes é “desburocratizar” os processos internos, gerando maior velocidade na entrega.

Conheça a metodologia Lean

Em tradução livre, o termo Lean pode ser chamado de “magro” ou “enxuto”. Apenas pelo seu nome já é possível imaginar algumas de suas características. Esse modelo de gestão é baseado no sistema de produção da Toyota, conhecido pela sua eficiência e velocidade.

Evitando ao máximo o desperdício de tempo, o grande pilar do método Lean é fazer apenas o necessário em todos os processos. Assim, a ideia é não ter desperdício de tempo, verba, mão de obra, entre outros problemas que podem existir ao longo dos processos de trabalho.

Para obter resultados significativos com essa metodologia, é necessário ter pessoas em todos os processos que vislumbram oportunidades e melhorias significativas durante o desenvolvimento. Por isso, assim como outros processos de gestão, o Lean também se baseia nas práticas e resultados do Sistema Toyota.

Processo de Scrum

Primeiro passo é falar um pouco sobre como funciona essa metodologia de gestão. O Scrum é um processo baseado em etapas curtas, chamado de ‘sprint’. Durante o início de cada sprint, os objetivos são definidos e a equipe se concentra, em conjunto, para realizar a tarefa determinada.

Além disso, o Scrum tem como ‘base’ três papéis de destaque, que funcionam em conjunto para que todo o método funcione de forma correta. São eles: Product Owner, Scrum Master e o Time de desenvolvimento.

O Product Owner é responsável por definir as prioridades e necessidades do cliente. Após isso, definir e montar a estratégia com a equipe, montando uma lista de prioridades, o chamado Product Backlog. De maneira geral, o Product Owner é quem faz a intermediação entre o cliente e a equipe que vai desenvolver o projeto.

Já o Scrum Master é quem coordena os processos dentro da equipe. Ele é quem facilita as reuniões – das quais iremos abordar mais a frente – que podem ser feitas em diferentes períodos durante o Sprint. Além disso, ele é responsável por resolver os problemas e impedimentos que a equipe apresentar, e ajudá-los a se organizar para passar por todas as etapas com mais facilidade e agilidade.

O Time de desenvolvimento é quem coloca a “mão na massa”. Geralmente esse time é composto exclusivamente por profissionais da área de TI. Desse modo, eles são responsáveis por desenvolver o produto e trabalhar entre si para aplicar o método de Scrum.

Sistemas de reuniões do Scrum

Por fim, o sistema de organização Scrum, se notabiliza pelas reuniões e monitoramento diário dentro de sua estrutura. As principais etapas são: Sprint planning, Daily scrum, Sprint review, Sprint retrospective.

Sprint planning, Sprint review e Sprint retrospective são reuniões feitas durante o processo de sprint. O planning é para definir os objetivos de trabalho e planejando toda a etapa. Ao final de cada etapa, a equipe faz o review para revisar o trabalho e obter o feedback do cliente. Por fim, a equipe realiza a reunião de retrospectiva para revisar o trabalho final e identificar oportunidades de melhorias.

Já o Daily scrum é uma reunião diária, que costuma não durar mais que 15 minutos, que visa garantir o progresso feito até o momento e possíveis impeditivos ao longo do sprint.

Sistema Kanban

Além do método Scrum, nesse capítulo do artigo, iremos falar um pouco também sobre o Kanban. Este sistema é um método eficaz de gerenciamento de trabalho que permite apresentar de maneira associativa. Assim, a equipe verá o trabalho em andamento, otimizará a eficiência e entregará valor ao cliente.

O Kanban, de modo geral, consiste em quadros, separados por colunas, que representam cada etapa do processo de desenvolvimento do produto. Cada coluna é dividida em etapas: “a fazer”, “em desenvolvimento” e “concluído”. Esse sistema ajuda a evitar a sobrecarga durante o processo, e garante uma maior eficiência e velocidade na execução das tarefas.

Saiba como a ART IT trabalha com os métodos Scrum e Kanban

Como um diferencial no mercado, a ART IT uniu o processo de Scrum com o sistema de Kanban para potencializar ainda mais a metodologia ágil para seus clientes. Outro detalhe importante, que fez com que a ART IT escolhesse unir essas duas ferramentas, é a possibilidade de o cliente acompanhar cada processo.

Com isso, o cliente consegue colocar em prática o sistema desde o início, sem precisar esperar ele por completo para ser utilizado. Entregar o sistema (ou software) em partes, enquanto o projeto ainda está em andamento, também permite que sejam feitos testes contínuos. Isso reduz o retrabalho, já que os ajustes necessários são feitos enquanto o produto está sendo desenvolvido.

Agora, sobre o processo, no início buscamos identificar quais são as ‘dores’ da empresa. Após essa etapa, o plano de ação para o cliente entra no processo de Scrum, onde segue o passo a passo pré-definido entre Sprint e Product backlog. Após isso, a equipe coloca a etapa em sprint e, por último, entrega ao cliente. Vale destacar que, com o sistema de Kanban, tanto o cliente como os desenvolvedores, têm acesso ao quadro de atividades para acompanhar todo o processo.

Uma tarefa importante do Kanban é durante cada sprint, onde os quadros são fundamentais para visualizar as tarefas e identificar o responsável por cada etapa. Isso porque, não é possível passar uma tarefa para a próxima etapa se ela ainda estiver em produção, com algum impedimento, ou se tiver sido abordada pelo cliente ou pela própria equipe.

Por fim, você pode acompanhar alguns cases de sucesso da ART IT com a implementação do nosso método de Agile Squad. Caso tenha interesse em aplicar esse modelo de gestão em sua empresa, não perca tempo e entre em contato com um de nossos ARTeiros.

ART IT

27 abril 2025