Construa uma análise de dados assertiva e aumente a performance da sua empresa
Saiba como uma análise de dados assertiva pode transformar e impulsionar o rendimento da sua empresa no mercado
INOVAÇÃOTECNOLOGIABI & ANALYTICS
4/28/20255 min read
Construa uma análise de dados assertiva a aumente a performance da sua empresa
Tecnologia


Com o avanço tecnológico, a análise de dados se tornou uma ferramenta essencial para empresas de todos os ramos identificarem novas oportunidades. Além disso, com a interpretação correta, os dados podem garantir que a empresa encontre problemas com maior agilidade.
De modo geral, por conta de todas essas melhorias que a análise de dados pode gerar para uma empresa, seu estudo ganhou proporções significativas dentro do mercado. Pensando nisso, a ART IT desenvolveu um artigo explicando como a utilização assertiva desses dados coletados podem aumentar a performance da sua empresa. Boa leitura!
Por que a análise de dados é importante?
Conforme já introduzido no início deste artigo, a análise de dados ganhou importância com o passar dos anos e com a identificação do que fazer com eles. Portanto, o grande passo importante nessa história é quando o mercado começa a identificar esses dados e utilizá-los a seu favor.
Sendo assim, após interpretar esses dados, as empresas podem identificar tendências e padrões, sejam eles relacionados ao processo de produção ou na parte de vendas. A partir disso, insights são criados para dar suportes a cada tomada de decisão. Desse modo, os processos de tomada de decisão passaram a ser mais assertivos, com base em cada ‘necessidade’ ou ‘oportunidade’ identificada.
Com o passar do tempo, esse processo foi ganhando mais etapas e acabou sendo dividido em algumas partes cruciais em toda a análise de dados, como: entrada de dados, preparação, análise e exploratória, enriquecimento, data science, business inteligence, geração de relatórios e otimização.
Passo a passo da análise de dados
O importante é entender que seguir esse passo a passo é fundamental para utilizar da forma correta os dados coletados. Por isso, todo esse processo foi dividido em 8 fases, visando criar uma visão mais ampla e assertiva de tudo o que foi coletado.
Diante disso, separamos cada um dos oito passos para entender melhor como cada etapa é importante dentro do processo de análise de dados.
Entrada de dados
Uma das partes mais importantes de todo o processo de análise de dados é como eles serão coletados. Diante disso, os filtros de pesquisa colocados durante o processo de coleta são extremamente importantes para ter um fluxo de análise limpo e correto.
Além disso, os filtros implementados para essa coleta são necessários durante o processo de identificação de oportunidades e problemas. Por isso, a entrada de dados, mesmo que eles em forma ‘bruta’, é uma das etapas mais importantes para criar todo esse processo de forma correta.
Preparação de dados
Com a entrada de dados ‘brutos’, a preparação de dados entra em ação para filtrar tudo aquilo que será necessário e relevante para uma análise correta do que a empresa necessita. Esse é um processo feito antes da análise exploratória, e busca deixar tudo certo para que a etapa seguinte não perca tempo e consiga uma análise mais assertiva.
Além disso, já para entregar um trabalho mais avançado para a próxima etapa, alguns testes já podem ser realizados ainda na preparação de dados. A ideia dos testes é garantir que a linha de raciocínio traçada para a análise seja correta e esteja gerando resultados.
Análise exploratória
Com os dados filtrados, é dado início a uma análise minuciosa e criação de um padrão a partir de todos os dados levantados. Vale destacar que essa é a primeira grande análise de dados feita nesse processo, portanto, para facilitar em processos futuros, a criação desse padrão nos dados é necessária e transforma tudo em pontos mais informativos.
Essa fase da análise de dados chega após uma grande amostragem de dados, análise estatística, identificação de padrões, perfis de interesse na marca e muitos outros detalhes.
Enriquecimento
Mais um processo que se utiliza dos dados filtrados, porém, como seu próprio nome sugere, ele trabalha em dar mais qualidade ao que foi estruturado. Isso porque, caso a etapa anterior entregue claramente uma oportunidade, é o trabalho do enriquecimento dar mais detalhes sobre o que já está filtrado.
A ideia desse processo é fomentar todas as oportunidades e avaliar as soluções para os problemas que surgirem.
Data Science
Já chegando na reta final da análise de dados, e com todos eles mais refinados, o Data Science se utiliza deles para buscar ainda mais detalhes e soluções mais precisas. Todo seu processo é feito por métodos mais avançados que os processos anteriores.
O foco é extrair todos os dados que são mais complexos de se obter com processos básicos. Por isso, os dados retirados dessa etapa são especiais e prontos para serem utilizados.
Business Inteligence
Já com os dados mais refinados e todas as oportunidades prontas, esse é o momento de montar a estratégia que será apresentada ao cliente. Com base nos resultados da análise de dados, essa etapa estrutura o plano de ação mediante aos insights apresentados, através dos processos anteriores.
Assim, o business inteligence estrutura tudo o que foi coletado de forma que fique mais simples para ser apresentado e colocado em prática.
Geração de relatórios
Com trabalho em conjunto com a etapa anterior, os relatórios são gerados com base nos dados coletados e no plano de ação pensado pelo Business Inteligence. A ideia desse processo é reunir as informações anteriores e torná-las de uma forma apresentável para os clientes.
O grande objetivo é transformar dados que apenas especialistas entendem, em algo pronto para mostrar para qualquer pessoa.
Otimização
Funcionando após a aplicação das estratégias, a otimização é uma constante atualização nas variáveis que devem surgir ao longo do tempo. Por isso, todo o processo de análise de dados se mostra extremamente importante, e após sua aplicação, ficar monitorando e trabalhando em aprimoramentos é essencial.
Com a otimização, você pode identificar se a estratégia segue cumprindo sua finalidade inicial ou se precisa de alguns ajustes. Por isso, o monitoramento constante é uma das principais etapas de toda análise de dados.
ART IT
27 abril 2025


Não interpretar os dados faz sua empresa ficar 'perdida'
Com base em tudo o que já foi dito nesse artigo, você acha mesmo uma boa ideia ficar sem uma boa análise de dados em sua empresa?
A resposta fica evidente quando você passa a entender que, sem isso, a empresa fica ‘perdida’ e não consegue encontrar melhores oportunidades no mercado. Por isso, ter uma boa análise de dados e saber interpretá-los, pode fazer com que a empresa explore seu potencial da forma correta e consiga mais oportunidades diante de seu público e de novos compradores/contratantes.
Outro ponto fundamental é identificar problemas e os caminhos para a solução. Se comparar uma empresa que não interpreta esse tipo de dado, com outra que se utiliza disso, a resposta é muito mais rápida e eficiente. Portanto, não fique para trás no mercado e saiba melhor o que seu cliente precisa.
Por isso, evite ficar ‘perdido’ e se destaque no mercado com análises concretas e corretas de dados. Contate nosso time de ARTeiros que temos a solução ideal para você.
2025 ART IT Intelligent Technology

