Dashboard logística: monitore melhor os dados da sua operação

Entenda como funciona, as vantagens e qual o melhor dashboard logística para otimizar as operações da sua empresa.

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11/26/20244 min read

Dashboard logística: monitore melhor os dados da sua operação

Dashboards nada mais são do que um painel de controle com todos os dados estratégicos sobre uma operação.

Porém, antes das empresas entenderem a importância e praticidade de digitalizar seus processos, muitas equipes tinham informações logísticas compiladas em folhas de papel e dezenas de planilhas pouco funcionais.

E embora ter os dados operacionais registrados seja importante, quando se trata de grandes operações, torna-se inviável analisar tudo o que acontece na empresa manualmente.

Vantagens de ter um dashboard logístico na sua empresa

Imagine uma grande corporação como a FedEx tendo que analisar planilha a planilha, os resultados das suas operações. Impossível, né?

Por isso, os dashboards de logística são tão fundamentais para o controle, crescimento e otimização do trabalho das empresas.

Afinal, eles compilam, analisam e geram estatísticas automaticamente para que os gestores possam tomar decisões estratégicas baseadas em dados sólidos, data driven.

Assim, alguns dos resultados esperados ao implementar um dashboard logística em uma operação são:

1. Redução de custos

Com o dashboard de logística monitorando os dados da operação, o gestor responsável é capaz de identificar:

  • Gastos desnecessários;

  • Etapas que geram perdas de produto;

  • Operações ineficientes.

E dessa forma, implementar um plano de ajuste para enxugar os desperdícios que resultam das operações.

2. Otimização do tempo de operação

O painel de controle logístico permite ao usuário monitorar o tempo utilizado para cada etapa. Dessa forma, a gestão pode optar pela realocação de colaboradores ou automação dos processos mais demorados.

3. Automação de processos

Como vimos anteriormente, ter um dashboard logística dispensa a análise manual dos dados operacionais, que além de demorada, é suscetível a uma série de erros.

Com um sistema logístico, sua empresa tem dados sempre atualizados em tempo quase real, a respeito dos seus processos.

E com isso, o dashboard é atualizado automaticamente sempre que um usuário acrescenta uma nova informação à plataforma.

Quais KPIS usar no seu dashboard logística?

Também é possível programar o sistema para providenciar dados para os KPI’s. Dessa forma, os gestores conseguem monitorar se suas decisões e estratégias estão gerando bons resultados.

Ou seja, indicadores-chave de desempenho, que servem para medir a eficiência dos processos de uma empresa. No ramo da logística, os KPI’s mais oportunos para ter no seu dashboard, são:

OTIF (On Time In Full)

Trata-se de um indicador-chave que calcula o percentual de entregas realizadas no prazo e livre de problemas, seja na entrega, como atrasos, ou por avarias no transporte.

On-Time Shipping

Já esse indicador, avalia se as mercadorias foram enviadas dentro do prazo estabelecido. Ainda que a entrega tenha sofrido atraso ou não.

OTD (On Time Delivery)

Ao contrário do “On-Time Shipping”, o On-Time Delivery tem a ver com velocidade e qualidade da entrega de um produto ao consumidor. Com essa métrica apurada, fica mais fácil saber quais regiões precisam de mais ou menos entregadores, por exemplo.

OCT (Order Cycle Time)

Dentro do dashboard, esse KPI monitora o tempo que uma mercadoria leva para percorrer seu trajeto desde a confirmação do pedido até a chegada ao cliente.

Disponibilidade de veículos

Ter essa métrica no seu dashboard logística significa saber quantos veículos estão em trânsito, quantos estão fazendo retirada ou entrega, quantos estão em manutenção etc.

Custo operacional

Esse indicador-chave demonstra os valores despendidos com manutenção, combustível, pedágios, terceirizações e o que mais o responsável pelo dashboard queira incluir no custo por operação.

Assim, o gestor é capaz de identificar mudanças súbitas de gastos, prever aumentos a longo prazo, fazer reajustes no valor dos produtos e planejar a otimização de operações que gerem economia.

Perfect Order Rate

Esse é um KPI qualitativo que mensura a integridade da operação, ou seja, se a relação entre pedidos, estoque e entregas está correspondente. Isso permite identificar etapas com erros e providenciar melhorias.

Giro de estoque

Outra funcionalidade possível dos dashboards é fazer o controle do estoque. Assim, a gestão pode optar por automatizar os processos de gerar pedidos, solicitar separação dos itens e envio para entrega, ao passo que toda a cadeia fica registrada no painel de controle.

Taxas de extravios e roubos

Faz o monitoramento de mercadorias perdidas e extraviadas, calculando automaticamente os prejuízos financeiros da operação.

Mercadorias com avarias

Esse KPI quantifica o número de produtos avariados e estornados, auxiliando a identificar em que momento da operação as mercadorias são danificadas.

Qual o melhor dashboard logística para a minha empresa?

Gostaríamos que essa fosse uma resposta simples, mas a verdade é que cada operação requer um estudo de caso para entender as reais necessidades da equipe.

Desse modo, a resposta é: o melhor dashboard é aquele personalizado para a sua operação.

Por isso, quando optar pela implementação de um sistema logístico, certifique-se de que a empresa responsável pela arquitetura do sistema, está preocupada em conhecer e diagnosticar as dinâmicas da sua operação.

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