Dashboard transporte: como um sistema pode melhorar o controle da sua frota

Sua equipe de gestão possui um sistema de controle da frota de entregas? Talvez seja hora de implementar um dashboard transporte, saiba como.

BI & ANALYTICSINTELIGÊNCIA ARTIFICIALTRANSFORMAÇÃO DIGITAL

11/26/20244 min read

Dashboard transporte: como um sistema pode melhorar o controle da sua frota

A gestão estratégica de produtos evita pressão sobre o capital de giro da empresa e dá margem para aproveitar oportunidades de venda. Por isso, ter um dashboard de transportes é tão vantajoso.

Com ele, os gestores têm acesso a dashboard intuitivo com todas as informações sobre a cadeia de mercadorias. Dessa forma, as lideranças são capazes de:

· Tomar decisões estratégicas;

· Fazer corte de gastos;

· Aproveitar oportunidades de mercado;

· Identificar falhas de processo;

· Automatizar operações.

Já falamos sobre as vantagens de ter um dashboard logístico aqui no site da ART IT, e neste artigo, você entenderá como escolher um sistema que sirva para otimizar a sua gestão logística.

Por que ter um dashboard transporte?

Um dos cases célebres que temos aqui na ART IT foi a otimização do sistema logístico da maior cervejaria do mundo.

Graças a esse trabalho, o tempo de carregamento de caminhões caiu para um terço. Além disso, com um monitoramento via satélite, os gestores agora têm controle sobre a frota de entrega.

Como resultado, fica mais fácil identificar quais veículos estão parados, em trânsito, em manutenção, quais estão atrasados etc. E você pode acessar esse case completo por aqui.

Automação

A partir das informações desses dashboards, é possível planejar a automação de operações manuais e repetitivas. Como o faturamento, lançamento e solicitação e cobrança de pedidos.

Assim, quando seu negócio receber uma encomenda, a equipe de despacho de produtos recebe o pedido faturado, que e lançado sem intervenção ou demora do time de atendimento, por exemplo.

Como resultado, seu negócio evita atrasos na entrega, e também, que o cliente peça itens fora de estoque.

Evita perdas

Em um artigo aqui da ART IT, já comentamos que o varejo brasileiro perdeu quase R$ 35 bilhões em mercadorias. Isso, devido a furtos, roubos, avarias e outros ruídos no processo de venda.

Ter um sistema de controle de estoque permite identificar esses ruídos e criar estratégias para contorná-los.

O que levar em consideração antes de adquirir um dashboard transporte

Aqui na ART IT, temos três máximas que levamos em consideração antes de começar qualquer projeto: desejabilidade, praticabilidade e viabilidade.

Ou seja, para a construção de um sistema fazer sentido, ele precisa ser bom para o negócio, ter tecnologia disponível e ser fácil de usar. Por isso, nossa equipe faz uma imersão na sua empresa para entender:

Modelo de negócio

Estudar o mercado e como a sua empresa se posiciona diante da concorrência, permite criar diferenciais que favoreçam a sua instituição. E até apropriar tecnologia compatível com o mercado.

Entender seu modelo de negócio é o que ajuda a guiar as funcionalidades que seu sistema precisa.

Afinal, vamos supor que sua marca entrega mercadorias para pequenos mercados e para grandes varejistas.

Concorda que é necessário ter um processamento de dados e operações diferentes para cada cliente que sua empresa atende?

Processos de cada equipe

Para que a gestão tenha uma visão holística do processo logístico, o sistema de controle precisa passar por toda a cadeia de pedidos.

Dessa forma, o sistema precisa contemplar o trabalho desde o atendimento ao cliente, até o pós-venda.

Ou seja, equipes que desempenham funções distintas e que, portanto, precisam de diferentes funcionalidades na interface do sistema para organizar seu trabalho.

Por isso, no processo de imersão no negócio, nossa equipe busca entender a jornada de trabalho de cada equipe.

Integração de operações

Com a cadeia de mercadorias monitorada, é possível otimizar a sincronia dos processos para reduzir tempo e diminuir custos.

Seguindo o exemplo do faturamento de pedidos, com esse tipo de atividade automatizada, a equipe de despacho não precisa esperar o atendimento preencher manualmente os documentos de faturamento e cobrança, criando mais sincronia e agilidade nas operações.

Projeção de longo prazo

Outro ponto para ter em mente ao arquitetar um sistema, é pensar na escalabilidade do seu negócio. Afinal, esse é um investimento alto que precisa ter aporte para acompanhar o crescimento da sua empresa a longo prazo. É como construir uma casa com estrutura reforçada para receber um segundo andar posteriormente.

Estabeleça um plano de investimento para o seu dashboard transporte

Ainda que seu negócio não tenha aporte financeiro para desenvolver todo o sistema de uma vez, é possível definir as prioridades que sua equipe precisa e fazer seu projeto em etapas.

Assim, você pode expandir seu sistema e criar novas funcionalidades para atender às necessidades da equipe com o tempo.

Escolha um dashboard transporte com saneamento de dados

Um dos elementos inegociáveis que seu sistema precisa é uma etapa de saneamento de dados, pois a interface do seu dashboard pode apresentar gráficos e informações que apenas pareçam sólidos.

Mas, a verdade é que se o seu sistema não faz a filtragem correta de dados, o programa não apontará erros do processo, sobre os quais você precisa saber.

Fale com a ART IT

Quer ter controle sobre a sua gestão logística por meio de dados estratégicos? Fale com a nossa equipe de especialistas!

Aqui nós estudamos seu negócio, arquitetamos e prototipamos soluções, desenvolvemos sistemas, testamos a solução e te ajudamos a aplicá-la na sua equipe.

E para não perder nenhuma atualização sobre o universo do TI e as melhores práticas de gestão inteligente, acompanhe a ART IT nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Instagram e YouTube.