Data driven: o termo que não é mais moda e sim uma realidade

Data driven

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Marina Carvalho

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Se a sua empresa não é data driven, ela já está atrasada.

O data driven é o mindset, são as práticas sistemáticas para obter informações e tomar decisões mais assertivas e sem vieses.

Toda empresa tem o seu dado bruto, que precisa ser lapidado para se transformar em conhecimento. Nesse sentido, esse conceito tem seu alicerce em processos, pessoas e tecnologias.

As informações coletadas são de imensa importância, pois a empresa passa a ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de achar, ou supor algo, e arriscar todo o negócio ou produto. Resumindo: ser data driven é ter seu negócio orientado a dados.

Agora, as equipes de marketing de grandes empresas, agências de publicidade e os grandes e-commerce já possuem há alguns anos uma área interna de inteligência de mercado, ou insights integrados.

Nesse sentido a sua função é analisar os dados e transformá-los em informações valiosas. Como resultado estas informações se transformam muitas vezes em ações de engajamento, ou marketing viral, por exemplo.

Como está o mercado hoje?

Atualmente no mercado em geral, sempre há novos players que atuam de acordo com o que está acontecendo no mundo. Conforme vimos com a pandemia da Covid-19, o mercado de logística, e a logística interna das empresas, precisaram se reinventar.

Hoje essas áreas coletam mais informações:

  • Quanto tempo um caminhão fica parado em determinado estabelecimento;

  • Qual o tempo médio de um ponto a outro;

  • Qual a demanda de produtos de uma determinada região, etc.

E essas informações, se bem trabalhadas, geram insights maravilhosos para otimização de rota e também para o core da companhia.

Por exemplo, uma empresa pode entender que ter um centro de distribuição em uma região que tem bastante demanda, sai mais barato do que enviar caminhões.

Pensando mais à frente, quando a companhia atinge um certo nível de maturidade em relação aos dados – todos os processos, estratégias e métricas passam a ser organizados a partir dos dados, atingindo todos os níveis da empresa.

E quando essa cultura está no DNA, os líderes baseiam a sua gestão nos dados, os colaboradores buscam informações e insights para um projeto ou uma estratégia e todos os departamentos colaboram para entregar cada vez mais valores aos seus clientes, criar experiências memoráveis e apoiar a empresa no crescimento exponencial.

Por Marina Carvalho

É Gerente de Design e Marketing na ART IT.