Dataflow: saiba sua importância na implementação do Power BI

Saiba como o Dataflow no Power BI pode impactar positivamente na análise de dados da sua empresa

INOVAÇÃOTECNOLOGIABI & ANALYTICS

4/14/20253 min read

Trabalhar com a implementação do Power BI é extremamente fundamental para sua empresa. Sendo assim, formas de otimizar todo esse conteúdo trazido pelo Power BI são fundamentais para organizar todo o trabalho a ser feito.

Por conta disso, o Dataflow é um mecanismo que está sendo muito utilizado atualmente. Isso porque, ele cria, de maneira simples, uma forma de transformar dados para obter insights de maneira mais clara e objetiva. Mas calma, abaixo explicaremos com maiores detalhes tudo isso. Agora, fique com o restante do blog e descubra mais sobre a importância do Dataflow no Power BI.

O que é o Dataflow no Power BI?

Criado pela Microsoft, o Power BI é uma plataforma que permite transformar dados em informações e ser usada para criar relatórios e dashboards. Com a utilização do Power BI em conjunto com o Dataflow, essa ferramenta fica ainda mais poderosa.

Isso porque, o Power BI com Dataflow oferece uma maneira eficaz de limpar, armazenar e transformar os dados para obter insights confiáveis e ainda mais precisos para seus relatórios.

Além do mais, os dados coletados são centralizados nessa plataforma, e com isso, a sua reutilização é feita de forma mais simples. Dessa forma, conforme os dados são buscados em várias outras fontes, são todos transformados em dados brutos, centralizados, para criar um fluxo de trabalho.

Como o Dataflow é utilizado no Power BI?

Como dito acima, a principal função do Dataflow é cruzar os dados e transformar todos em um arquivo bruto. Após isso, criar um fluxo de trabalho centralizado para a preparação dos dados coletados pelo Power BI.

Com a utilização do Power BI Dataflow, você qualifica os seus relatórios e soluciona problemas de: aprimoramentos de padronização, atualização, colaboração e disponibilidade de dados, controle de acesso, entre outros pontos que podem ser melhorados com esse mecanismo.

Desse modo, a melhor opção para se criar um fluxo de dados dentro do Power BI é utilizando o Dataflow. Isso porque, a centralização de dados, pensando em sua reutilização posteriormente, é fundamental para tornar todo esse processo mais simples para a empresa que utiliza esse mecanismo.

Quais são os benefícios do Dataflow no Power BI?

Como já foi brevemente abordado acima, a centralização de dados torna o Power BI Dataflow muito eficiente. Entretanto, não são apenas esses benefícios que ele gera para seu usuário. Confira em que mais ele pode ser útil no seu dia a dia:

Economia de tempo

Dentro do mercado de trabalho, economizar tempo é fundamental para se diferenciar dos concorrentes e se destacar com eficiência. Por isso, com o Dataflow a preparação de dados é feita apenas uma vez, e fica separada, em nuvem, para ser reutilizada em outras oportunidades.

Sendo assim, quando o responsável por utilizar os dados precisar cruzar novas informações, as pesquisas antigas já estarão centralizadas e o Dataflow criará esse fluxo contínuo de dados, gerando assim, um mecanismo acelerado.

Consistência

Consistência e segurança também são duas características importantes do Dataflow no Power BI que chamam a atenção das empresas. Isso porque, elas garantem a precisão e a consistência em todos os relatórios e dashboards gerados.

Além disso, elas fazem parte do ecossistema Microsoft, e por isso têm como um de seus principais pontos positivos a segurança.

Escalabilidade

Com a facilidade em salvar todos os dados obtidos em nuvem, o Dataflow no Power BI permite lidar com grandes volumes de dados e suportar modificações complexas de transformação, permitindo que a empresa trabalhe com conjuntos de qualquer tamanho.

Conclusão final

Definitivamente, dentre as opções que há no mercado, a utilização do Dataflow no Power BI é uma das mais assertivas no momento. Isso, pela sua eficiência e pela sua praticidade de uso.

Com isso, para ter dados de forma contínua no seu negócio, o mecanismo de armazenamento de dados mais indicado no momento é o Dataflow no Power BI.