Em tempos exponenciais não podemos mais pensar linearmente

Pensamento Exponencial

BLOG

Marina Carvalho

1 min read

Você já reparou que cada vez que avançamos mais com a tecnologia, coisas novas surgem cada vez mais rápido?!

O inventor, futurista e guru da Singularity University, Ray Kurzweil, postulou a Lei do Retorno Acelerado, que é inspirada na Lei de Moore. Segundo a Lei de Moore, o número de transistores dos chips teria um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada dois anos.

Já a Lei do Retorno Acelerado, diz que “a tecnologia vai além da mera fabricação de ferramentas; é um processo de criação de tecnologia cada vez mais poderosa usando as ferramentas da rodada anteriores de inovação”. – Ray Kurzweil

Esse pensamento leva a crescimentos exponenciais, pois, a combinação de todas as inovações anteriores, geram novas muito melhores.

“A evolução aplica feedback positivo no sentido de que os métodos mais capazes resultantes de um estágio de progresso evolucionário são usados para criar o próximo estágio. Como resultado, a taxa de progresso de um processo evolutivo aumenta exponencialmente ao longo do tempo.” – Ray Kurzweil

Essa lei, pode ser aplicada a computadores, aparelhos eletrônicos e também a qualquer outro tipo de tecnologia, que em 10 anos serão mil vezes mais poderosos que hoje e daqui a 20 anos, milhões de vezes.

Para aplicarmos essa lei aos negócios, precisamos analisar o crescimento exponencial das tecnologias e como elas se relacionam com a empresa, serviço e produto. O pensamento mais importante é: Como isso afeta o meu negócio?

Em tempos exponenciais não podemos mais pensar linearmente.

Por Marina Carvalho

Mais de 10 anos de experiência em marketing e também a frente da área de design. Entusiasta de tudo que é relacionado à inovação e acredita que com empatia pode-se causar impacto positivo no mundo.