Fluxo de dados Power BI: como funciona esse processamento?
Sua equipe já trabalha com fluxo de dados Power BI? Entenda como utilizar essa ferramenta tendência de mercado a favor dos negócios.
GESTÃO DE PESSOASBLOGAGILE SQUAD
1/13/20253 min read
Fluxo de dados Power BI: como funciona esse processamento?
Já ouviu falar em Power BI? Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft que serve para a análise de dados e geração de dashboards e relatórios.
Embora o Excel seja outro produto da companhia que sirva para organizar dados e gerar estatísticas, o Power BI possui um desempenho melhor quando o assunto são informações complexas.
Isso porque, essa ferramenta disponibiliza uma usabilidade simples e um painel visual atualizável em tempo real.
Assim, o Power BI proporciona uma jornada de usuário mais criativa e ajuda nas empresas que desejam ter uma cultura data driven.
Aliás, aqui no site da ART IT já temos um artigo completo sobre a cultura de dados e como implementá-la na sua empresa. Corra para conferir e depois volte aqui!
O que é um fluxo de dados Power BI?
Também chamado de dataflow, trata-se do processo de transferência das informações para que o sistema Power BI possa processá-las.
Isso porque, muitas empresas geram dados o tempo todo e em diversos formatos, afinal, uma única equipe pode gerar dezenas de planilhas em poucos dias, por exemplo.
Mas, para que esses documentos virem estatísticas úteis e visuais, é preciso traduzir essas informações para o Power BI processá-las; chamamos esse processo de modelagem de dados.
Como funciona um fluxo de dados Power BI?
Apesar da possibilidade de traduzir planilhas e enviá-las para o Power BI, existem formas automatizadas de gerar os dashboards do programa.
Para isso, você precisa de um banco de dados único de onde o Power BI possa extrair as informações já modeladas.
Deu para entender agora porque chamamos esse processo de fluxo? Essa nomenclatura traduz bem que o trabalho de processamento de dados requer várias etapas até chegar nas estatísticas visuais.
Assim, as informações precisam passar pela extração de dados, pelo tratamento e modelagem de dados, para que posteriormente o Power BI produza um dashboard.
Quais as vantagens de ter um fluxo de dados Power BI?
Boa parte das equipes já entendeu que os dados são preciosos, mas ainda não sabem como usar as informações que coletam todos os dias a favor dos negócios.
Isso porque, ainda faltam programas que sistematizem as informações e tornem os dados úteis em forma de estatísticas.
Por isso, ter um fluxo de dados Power BI representa um diferencial competitivo no mercado para qualquer companhia. Isso porque, as informações modeladas e sistematizadas permitem:
Cultura data driven
Uma cultura voltada para dados é o que garante que toda a sua equipe tenha autonomia para acessar informações estratégicas do negócio.
E mais do que isso, garante que os colaboradores saibam tomar decisões guiadas por informações concretas.
Identificação de problemas e oportunidades
Como vimos, a programação correta é capaz de fazer um fluxo de dados Power BI que gere dados automaticamente.
Assim, além de economizar tempo, a gestão passa a ter uma visão holística do negócio, podendo diagnosticar setores prósperos, oportunidades de melhoria e cortes de custos, por exemplo.
Dados saneados
Para além disso, o fluxo de dados Power BI com dados filtrados permite dashboards mais fiéis à realidade da empresa. Por isso é tão importante que a programação do seu fluxo possua uma etapa de modelagem.
Dessa forma, sua equipe garante o filtro de dados incoerentes e impede que eles comprometam os resultados estatísticos.
Como implementar fluxo de dados Power BI na sua empresa?
Primeiramente, é necessário escopar quais dados sua empresa deseja ter no dashboard.
Além disso, os responsáveis por fazer a programação do seu fluxo de dados precisam saber a origem das informações e quais departamentos serão integrados ao sistema.
Por isso, aqui na ART IT, frisamos tanto a importância dos responsáveis pela arquitetura e desenvolvimento do sistema conhecerem o modelo de negócio e as dinâmicas de trabalho da equipe que usufruirá do dashboard.
Fale com a ART IT
Quer saber mais sobre modelagem de dados e como a sua empresa pode usufruir de uma cultura que privilegia a análise de informações? Confira nossos artigos aqui no site!
Temos uma sessão completa dedicada especialmente a artigos sobre big data e analytics. Então, recomendamos que você se atualize sobre as melhores práticas do mercado para estruturar e alavancar seu negócio.
Além disso, a ART IT também está nas redes sociais! Lá você encontra atualizações com as principais tendências do mercado de TI e ainda fica por dentro da nossa cultura de arteiros.
Não perca tempo! Estamos no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.
2024 ART IT Intelligent Technology