Minha empresa não tem maturidade para sessões de Design Thinking

Design Thinking

BLOG

Marina Carvalho

2 min read

O título acima é algo que eu já ouvi algumas vezes, de lideranças de empresas, as quais eu estava em reunião apresentando nosso serviço de Design Squad.

E após ouvir toda a justificativa de falta de maturidade ou preparo dessas companhias, os motivos normalmente são sempre os mesmos:

  • As pessoas não são criativas;

  • As pessoas não sabem “sair fora da caixa”;

  • As pessoas não conhecem essas “metodologias inovadoras”.

Bom, esses pontos acima são os pontos principais e é claro que todas as empresas têm suas particularidades e a liderança, muitas vezes, possuem o receio de investir em algo que as pessoas não conheçam (ainda).

Pode ser que você concorde com os pontos acima e decida continuar a fazer o que as pessoas da sua empresa já estão acostumadas. Certo? Mas quero te lembrar da famosa frase de Albert Einstein: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.” Ou seja, para obter resultados diferentes, é preciso agir de forma diferente.

O Design Thinking nada mais é do que um momento de colaboração, empatia e comunicação, e isso, todas as pessoas sabem fazer. Então confie no processo e no facilitador, você verá a luz no fim do túnel.

E se você chegou até aqui, vou deixar algumas dicas práticas de como criar uma cultura que utiliza Design Thinking para resolver problemas, criar produtos, processos e soluções para a sua empresa:

Treinamento

Oferecer treinamento, workshop handson, palestras e materiais de aprendizagem sobre Design Thinking, para que os colaboradores da empresa possam compreender a importância de desenvolver uma mentalidade aberta à inovação e experimentação.

Liderança engajada

Ter líderes engajados e comprometidos em apoiar e promover sessões de Design Thinking nas práticas diárias da área e nos processos organizacionais faz toda a diferença.

Comunicação organizacional

Comunicar claramente a visão e os objetivos da companhia em relação ao Design Thinking e como se encaixa na estratégia geral da empresa e como é possível alcançar os objetivos de negócios.

Colaboração e experimentação

Incentivar uma abordagem colaborativa e iterativa trará aprendizagem constante. O importante é não ter medo de errar e se precisar, começar novamente. Afinal, o ideal é errar rápido e com o mínimo de custo. Certo?!

Prepare-se para as objeções

É comum encontrar certa resistência à mudança ao introduzir uma nova abordagem em uma cultura organizacional estabelecida. Ter empatia, ouvir as preocupações, fornecer informações adicionais e demonstrar os benefícios são pontos importantes.

O mais importante de tudo, não desista. Criar uma nova cultura requer esforços contínuos e estratégicos, e neste caso, levará a sua organização a ser mais inovadora, adaptável e centrada em pessoas. E se você ainda tem alguma dúvida, comece pequeno, utilize projetos pilotos e crie casos de sucesso que entreguem valor a sua empresa.

Por Marina Carvalho

Design Thinker, entusiasta em tudo que é relacionado à design, marketing, tecnologia e inovação.

#dados #estratégia #inovação #artit