Neomorfismo. É uma promessa? É uma tendência? Não...Não serve pra nada mesmo...

Neomorfismo

BLOG

Rodrigo Alexandre

3 min read

Neomorfismo… Essa palavrinha aí veio com tudo em 2020. Veio arrasando nas redes sociais pra quem acompanha layouts de designers de UI.

O que é neomorfismo afinal?

A palavra Neomorfismo é um neologismo. E o que é Neologismo? O Neologismo consiste em uma palavra ou expressão nova, criada para designar um novo conceito ou objeto.

Tá, bacana o significado dessa palavra difícil. Mas e na prática, pra que serve e o que ajuda o designer? E o principal de tudo, o que ajuda o usuário final?

Antes de mais nada, vamos falar de uma pecinha muito importante que é aplicada neste tipo de estudo e eu costumo falar para estudantes, amigos, outros designers, programadores e etc…a SOMBRA. Isso mesmo, a bela sombra de todo dia. Ou se você preferir chamá-la de drop-shadow, fique à vontade. Essa pecinha aí, é responsável direto por determinar como ficará o seu layout. Não importa se você é designer UI, se é designer gráfico, designer de sobrancelha, não importa.

A sombra bem aplicada, ela se torna a sua aliada principal na entrega do seu trabalho. Ela vai fazer uma diferença tão grande, que vai ressaltar os elementos, o card, botão e etc.

Agora, se você usá-la de forma errada, grosseiramente, cara…você pode ter feito um trabalho espetacular, a sobra sozinha vai detonar o que tu fez…pode voltar no tempo e pensar duas vezes antes de decidir em escolher usar a sombra. Ela pode ser a vilã.

Depois dessa brincadeira sobre a sombra, vamos voltar ao Neomorfismo.

Por que eu contei tudo isso sobre a sombra antes?

Porque para o Neomorfismo funcionar, a sombra é que faz ele aparecer. Sem a sombra, não existe esse carinha aí. E é exatamente com a sombra que você vai indicar suas funções. A interface ganha seus contornos mais naturais, sem precisar de aplicações de texturas. O que deixa a primeira visão do usuário, uma coisa agradável até, interessante.

Bom, levantei a bola do Neomorfismo, mas qual é o problema dele? Por que ele não vingou e por que ele não serve pra nada? O grande problema dele, é que em mobile, seus componentes ocupam grandes espaços por causa dos efeitos da sombra (lembra que comentei que ela pode ser a vilã?).

Outro grande problema disso tudo, é que um dos grandes “segredos” para produzir o efeito do Neomorfismo, é que precisa combinar muito bem as cores. Tendo a cor do fundo com a mesma ou muito próxima dos elementos da interface, o que gera um baita problema de contraste nisso.

E pra ajudar ainda mais, a sombra (lá vem ela novamente), é a principal responsável em fornecer o contraste, o que faz acontecer este visual diferenciado do Neomorfismo, o que por sua vez é um baita de um problemão para as condições de pessoas relacionadas com problemas de visão, o que inclui:

  • Daltonismo;

  • Astigmatismo;

  • Baixa visão;

  • e outras condições comuns em nossa sociedade.

O lado bom disso. Há fanboys que defendem esta técnica e vão além, dizendo que uma marca que é o símbolo de uma fruta mordida, revolucionou esta técnica e usa em seu sistema de forma mágica.

A dica que deixo é. Tem coisa que é melhor perder do que achar!

Então, meus caros, como falei no título…serve pra nada mesmo…

Por Rodrigo Alexandre

É UX / UI com mais de 10 anos de experiência, trabalhando com centenas de clientes. Acredita que o design e a experiência do usuário devem caminhar juntos de qualquer empresa e pessoa, e eles precisam ser incorporados ao ambiente para obter uma vida melhor. Professor e mentor global de UX da DIO. Formando novos UX Designers e ajudando o entendimento do mundo UX/UI para desenvolvedores.