Norma da ABNT para acessibilidade digital torna a navegação mais inclusiva

Acessibilidade

BLOG

Maria das Graças

2 min read

A ABNT lançou as normas técnicas de acessibilidade digital para plataformas mobiles, a NBR 17060 essa norma abrange apps iOS e Android, além de sites mobiles, com o intuito de deixá-los acessíveis para pessoas cegas, com baixa visão, com daltonismo, surdos, pessoas com deficiência auditivas, dificuldade motora, cognição limitada dentre outras no espectro.

A norma possui 54 premissas, divididas em quatro grupos: percepção, compreensão, controle, interação, mídia e codificação. Dentre essas premissas temos, elementos não textuais, controle, legendas, interação por toque, dentre outros. Há, ainda, o tamanho da área de toque no dispositivo e descrição de botão.

Na pandemia o tema ganhou um nível de importância enorme, e trouxe a necessidade de criar uma ponte e eliminar barreiras de acesso em ambiente digital, que impactam diretamente a jornada diária da pessoa com deficiência que sem acessibilidade, não consegue interagir com autonomia nessas plataformas, não pode comprar comida, pressionar um botão e chamar um carro de aplicativo ou realizar consulta médica, precisando da ajuda de terceiros para executar essas tarefas.

Atualmente cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência e espera-se que essa norma possa ajudar a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) para que seja efetivamente cumprida.

A Norma Brasileira ABNT NBR 17060 pode ser acessada no seguinte site:

https://www.abntcatalogo.com.br/normagrid.aspx.

Por Maria das Graças Ferreira

Product Designer. É graduada em Design Digital pela FIT- Faculdade Impacta Tecnologia e pós-graduada em Master em Marketing e Comunicação Digital ESPM- SP, empreendedora nos segmentos de Design UI/UX, Marketing e Inovação.

Acredita que com UX Design podemos ter uma base estratégica para ajudar os negócios dos clientes e as necessidades do usuário, além de desenvolver novas ferramentas para melhorar a eficiência das empresas, também criar um ecossistema mais tecnológico e inovador.

Ela busca esse equilíbrio todos os dias, entre o design e o marketing na construção de uma estratégia eficiente, ajudando o processo de pesquisa e análise de dados, criando conceitos e sendo prática quando se trata de experiência do usuário e marketing.