O Design que você não notou

Design

BLOG

Danielle Boher

3 min read

Dias atrás, me deparei com uma situação: um conhecido me disse que não sabia nada sobre Design. No mesmo instante, eu refleti sobre o quanto as pessoas podem se equivocar sobre esse assunto.

E se eu te disser que você aplica o Design no seu dia a dia, de forma tão natural, que nem sequer percebe?

Vamos, então, entender um pouco sobre o conceito do Design

Design é a ação de projetar. É possível que nos venha à mente algo complexo, mas quando olhamos do ponto de vista da nossa rotina, não é bem assim.

Mas, agora, vamos pegar alguns pontos que temos dentro do próprio Design e entender melhor onde cada um deles se encaixa dentro do nosso dia a dia.

Primeiramente vamos começar com o conceito dito anteriormente. Vou usar um exemplo que não seja eu mesma, mas que está próximo a mim. Minha mãe é professora e, como tal, precisa passar de forma clara e eficiente o que pretende ensinar aos alunos, principalmente aos que estão na fase de alfabetização. Ela precisa estudar o conteúdo e “preparar a aula”, como ela mesma diz. A preparação consiste em estudar o conteúdo, dividir o conteúdo no tempo que ela avalia ser necessário e aplicar atividades de reforço do conteúdo. Nesse processo, ela entende que algumas atividades precisam ser diferenciadas dependendo do ritmo de alguns alunos que, em alguns casos, possuem uma dificuldade maior no aprendizado.

Vejamos: ela projetou seu cronograma do dia entendendo as ferramentas que tinha à disposição, o tempo de execução e o resultado que poderia obter das atividades. Agora vamos para um exemplo que não seja aplicado a uma área de atuação, somente com a rotina diária usando o Design Thinking.

Se você pesquisar a respeito do Design Thinking, é possível que encontre algo sobre organização de ideias e pensamento crítico. Essa metodologia é muito utilizada em grandes empresas e, principalmente, nas que trabalham com inovação, onde conseguem obter resultados bem diversos e certeiros, com equipes bem diversificadas.

Então vamos fazer uma receita de bolo? #Palmirinhaaprova

A fase da imersão é a primeira desse processo e ajuda a entender o cenário ao seu redor. É onde você vai entender se, o ambiente em que vai preparar o bolo, possui o que é necessário para todo o processo dessa deliciosa receita, se o ambiente possui um forno ou se será necessário utilizar outro meio e quanto tempo isso pode levar.

Terminada essa olhadinha no ambiente, você vai precisar dos ingredientes. É claro que pode ser que te venha à mente alguma receita já com todas as medidas, mas aqui o importante é inovar também. Quem sabe poderia ser colocada uma pitada de noz-moscada ou até mesmo de pimenta? Essa é a fase da ideação, aqui é onde as referências e experiências que você já tem entram para apoiar as novas ideias.

TÁ NA HORA, TÁ NA HORA, TÁ NA HORA DE PROTOTIPAR (espero que tenha cantado no ritmo da música)!!

A fase da prototipação é onde os ingredientes começam a se misturar. É ali onde você começa a entender o sabor que o bolo pode ter. É a fase de ajustar suas ideias, ajustar sua receita, para ter um filtro melhor do resultado. E olha que nessa fase, pode ser que você pense que é melhor rever toda a sua receita, começar do zero e voltar na primeira fase.

Se você provou a sua mistura e achou que pode dar bom, então é a hora do desenvolvimento, é a hora de fazer mesmo, colocar no forno. É o momento em que sua obra prima estará no processo de ser apreciada, onde ele vai crescer, corar e estar pronto para comer. Nessa fase é importante não tirar os olhos do forno, é ali que você vai ver se colocou pouco fermento, muito de outro ingrediente ou se está bom assim.

O Design não é algo complexo se visto de uma rotina comum. Ele possui fases e processos e, algumas vezes, esses processos são automáticos no nosso dia a dia. Mas a questão também é a seguinte: da mesma forma em que, na receita do bolo, a fase de prototipação é o momento de misturar e testar um processo para ver se ele é válido, também é importante que isso aconteça na nossa rotina. Voltar um passo e ajustar algo que esteja atrapalhando o resultado do desenvolvimento do dia a dia, é importante para o resultado final.

Parar para analisar essas etapas com um planejamento do seu dia, pode te ajudar a ganhar tempo e ter melhores resultados para metas pessoais. Se ao observar tudo isso, você notar que alguma dessas etapas não está bem alinhada, talvez seja a hora de pensar em uma nova receita.

Como você tem aplicado o Design no seu dia a dia?

Por Danielle Boher

Formada em Design, atua na área de Marketing a pouco mais de 2 anos. Atualmente cursa MBA em Design Thinking.