O que é Design System?

Entenda como o conjunto de diretrizes estabelecidas pelo design system funcionam e como podem otimizar a dinâmica do trabalho da TI.

DESIGNBLOGDESIGN SQUADCRIATIVIDADE

10/22/20245 min read

Design System trata-se se um conjunto de diretrizes e regras que permitem a escalabilidade de produtos digitais.

Em outras palavras, são diretrizes que orientam a equipe para manter a consistência de marca. Isso permite que o usuário tenha facilidade em continuar usando as soluções de uma corporação, mesmo após atualização do sistema.

Dessa forma, mais do que um recurso estético, design system é um trabalho estratégico para garantir a usabilidade do produto e fortalecer o posicionamento da marca no mercado perante os investidores, usuários e desenvolvedores.

Assim, vale lembrar que o design system deve ser um sistema atualizável, escalável e que qualquer pessoa envolvida no processo de desenvolvimento possa reproduzir.

Neste artigo, você entenderá como funciona essa ferramenta tão importante da TI. Entenda a construção dessas diretrizes digitais, quais os profissionais habilitados para desenvolver essa solução, e os benefícios desse design para o seu produto digital. Tudo com um objetivo só: encontrar uma empresa que presta esse serviço.

Como o Design System funciona?

Ao desenvolver um novo produto digital, o profissional responsável pelo design system da plataforma cria protocolos de usabilidade e desenvolvimento, para que todos da cadeia produtiva possam reproduzir o sistema posteriormente.

Para isso, os designers de sistemas, em geral, contam com plataformas de sistematização do design de softwares.

Assim, um exemplo de plataforma que serve para essa finalidade é o Figma, que compila toda a identidade do sistema, ou seja, o que este software reserva: paleta de cores, tipografia, definições de grid, elementos, ícones, templates, módulos, componentes e até os métodos de implementação.

Porém, mais do que o visual, o design system também cria documentos com regras claras para implementação dos produtos adjacentes ao design original.

Isso significa que se você desenvolver um site no desktop com o design sistematizado por um profissional, outro desenvolvedor capacitado será capaz de reproduzir as utilidades do site para um aplicativo mobile.

Tudo isso, sem perder funcionalidades e estética da sua marca.

Qual profissional faz Design System?

Embora pareça simples, elaborar um sistema de design para produtos digitais, é um processo longo, no qual deve ser levado em consideração todas as possíveis plataformas que possam nascer do projeto mãe.

Por isso, o profissional responsável pelo desafio de criar essa sistematização deve ter uma visão holística do produto, do modelo de negócio e quais plataformas fazem sentido desenvolver posteriormente, ainda que ele próprio não seja o criador dos softwares futuros.

Com esses critérios em mãos, o designer de sistemas deve estabelecer não apenas uma estética compatível com a identidade da marca, mas uma usabilidade coerente com os objetivos da empresa.

Dessa forma, para criar um design system é preciso mais do que um design orientado ao fazer artístico. O profissional responsável por sistematizar o modelo a ser seguido por todos os outros desenvolvedores da companhia, deve ter conhecimentos sólidos em TI e desenvolvimento.

Assim, ele terá uma visão realista quanto ao que pode ser feito na posteridade, aos prazos da empresa etc. O que é de extrema importância quando pensamos que no dia a dia de trabalho, os protocolos de desenvolvimento devem ser compatíveis com a dinâmica da equipe.

Já que, por exemplo, se uma empresa trabalha com um ritmo muito acelerado e com prazos curtos, desenvolver um design system muito complexo e elaborado, pode tornar inviável a reprodutibilidade desses produtos no longo prazo.

Benefícios de um bom Design System

Como você já entendeu, o design system é uma ferramenta para desenvolver sistemas com maior praticidade e coesão entre si. De modo que toda sua presença digital esteja em sintonia.

Mas, as vantagens extrapolam o mundo digital, afinal, com um design system estruturado é possível:

Fortalecer sua marca

Ter uma marca reconhecível, significa fazer seu cliente lembrar da sua marca quando precisar da solução que você oferece. Por isso, proporcionar uma navegação consistente para o usuário dos seus sistemas, fortalece sua identidade visual diante desses potenciais compradores.

Agilizar os processos de desenvolvimento da equipe

Embora, como você já viu, a etapa de construção se Design System seja complexa e por vezes morosa, ela engloba toda a parte demorada de pesquisa que também envolve os testes.

Assim, quando a equipe de software precisar desenvolver um projeto novo, caem as chances de erros, perda de tempo criando algo do zero etc.

Facilitar a jornada na plataforma por parte do usurário

Com a velocidade de conexão na atualidade, ninguém espera muito tempo para clicar em sair de um site ou aplicativo de que não gostou ou não consegue entender.

Um bom profissional de design digital sabe da importância em diminuir textos e hierarquizar informações, de modo a criar um visual agradável e de fácil compreensão.

Melhorar as taxas da sua plataforma

Como explicado anteriormente, o usuário atualmente, não hesita em sair de uma plataforma que não resolva seu problema com agilidade.

Isso significa que, se o seu cliente precisar de muitas etapas ou burocracia da sua ferramenta, há grandes chances de você perder a compra.

Por isso, ao tornar a comunicação mais visual, lembre-se de que você está tomando uma decisão para aumentar o tempo do usuário dentro do seu sistema.

E consequentemente, mais engajamento.

Como achar uma empresa de Design System

Já se convenceu de que design system é o que faltava para dar um upgrade o seu negócio?

Venha para a ART IT. Aqui trabalhamos com os melhores profissionais do mercado para compor o pontapé inicial e estruturar a gestão de projetos para todos os colaboradores da sua empesa.

Mas tenha cuidado antes de terceirizar a construção da identidade da sua marca. É possível alocar profissionais por um período determinado e usar essa contratação para solicitar os serviços de Design System.

Mas, lembre-se que muitas empresas oferecem profissionais de TI para alocação e vendem esses trabalhadores como “sênior”, mesmo que se tratem de profissionais sem a qualificação necessária.

Por isso, escolha uma empresa séria como a AR IT, que além de valorizar o capital humano, também se preocupa em treinar seus colaboradores e gerar feedbacks periódicos, mesmo quando o trabalhador já está contratado.

Fale com a ART IT

Quer saber mais sobre esse modelo de trabalho? Já falamos sobre equipes ágeis aqui na parte de insights da ART IT, dê uma olhada!

Para mais dicas sobre o mercado digital e estar por dentro dos nossos produtos, nos siga nas redes sociais. Estamos nos Instagram, YouTube e LinkedIn.

Até a próxima