Scrum: entenda a organização do trabalho de TI
Você tem uma equipe ágil na sua empresa? Conheça os pilares do Scrum, uma metodologia de trabalho amplamente difundida no universo da TI.
DICAS ART ITAGILE SQUADBLOG
1/6/20254 min read
Scrum: entenda a organização do trabalho de TI
O método scrum é um conjunto de práticas adotadas no desenvolvimento de projetos complexos, especialmente no universo de TI.
Essa cultura organizacional é tão utilizada nesse campo porque durante a criação de sistemas operacionais, é raro que as equipes tenham conhecimento total sobre quais tarefas serão necessárias para chegar ao produto final.
Nesse cenário, é padrão do mercado que quem encomendou um software, por exemplo, receba partes do produto periodicamente.
O que pode ser especialmente benéfico quando pensamos que isso dá a oportunidade de fazer ajustes, acrescentar ou modificar partes de um projeto com antecedência.
Além disso, a equipe que usufruirá do produto digital em desenvolvimento pode perceber novas necessidades antes que o projeto fique pronto.
Diante disso, o método Scrum permite que os membros da equipe trabalhem de forma autônoma e tomem decisões rápidas. Isso tudo, de modo a priorizar as entregas mais urgentes para que o dono do produto possa verificar, entendê-lo e modificá-lo se achar necessário.
O que é o método Scrum?
O método Scrum consiste em uma abordagem de gerenciamento de projetos, amplamente utilizado em equipes de TI.
Trata-se de um sistema dinâmico no qual as equipes conseguem se auto-organizar, manter o foco nas prioridades e adaptar-se rapidamente às mudanças.
Isso, sempre com o objetivo de entregar valor contínuo aos stakeholders, ou seja, para quem encomendou uma solução digital que precisa de desenvolvimento.
Como o método Scrum funciona?
Para que o método Scrum funcione, as equipes precisam tanto de autonomia quanto de muita organização.
Afinal, em se tratando de um serviço que requer mudanças frequentes, é fundamental evitar ruídos de comunicação e manter todos a par do que precisa ser desenvolvido.
Por isso, os times mantêm contato diário entre os membros para entender o avanço dos projetos e redefinir as prioridades.
Assim, os trabalhos que funcionam a partir do método Scrum contam com alguns princípios fundamentais, como:
Reuniões
Normalmente, as equipes que se utilizam desse método ágil fazem reuniões diárias de atualização sobre o andamento do projeto.
Dessa forma todos podem trazer apontamentos sobre dificuldades, sugerir soluções e redefinir etapas da arquitetura e desenvolvimento do sistema.
O que é uma grande vantagem à medida em que economiza tempo com refações e permite otimizações contínuas ao projeto.
Backlogs
Como já vimos, os produtos digitais são entregues em partes para o dono do sistema. Isso porque, são projetos longos e que demandam muito tempo, estudo e trabalho de revisão.
Nesse cenário, o backlog serve como uma lista de prioridades sobre o que será desenvolvido e em qual ordem.
Assim, os desenvolvedores e arquitetos de sistemas trabalharão de modo a priorizar a entrega das partes mais importantes e que agregarão mais resultado ao stakeholder.
Sprints
Já os sprints são as etapas listadas no backlog, também chamados de ciclos de trabalho do método Scrum.
Embora cada equipe demande etapas diferentes, de modo geral, os times de TI possuem 3 principais tipos de sprints: de planejamento, revisão e retrospectiva.
Pode parecer simples, mas a depender do projeto, um sprint de planejamento pode levar semanas ou meses, afinal, é neles que a arquitetura do software é criada.
Já o sprint de revisão acontece junto ao stakeholder a quem pertence o produto, é o momento em que a equipe avalia o sistema e verifica se precisa de mudanças.
Por fim, o sprint de retrospectiva serve como forma de avaliar os erros e acertos para implementar melhorias ao time no desenvolvimento de projetos futuros.
Membros de uma equipe Scrum
Como você já viu, o método Scrum privilegia a autonomia dos colaboradores da equipe.
Por isso, embora o conceito de hierarquia não seja exatamente aplicável a esse tipo de cultura organizacional, existem alguns papéis que fazem o trabalho funcionar, que são:
Scrum Master
É como um gerente geral de projetos cuja responsabilidade é garantir a organização das reuniões, sprints e backlogs.
Mas, vale ressaltar que esse papel não é sinônimo de tomador de decisões. Na verdade, o Scrum Master planeja, lidera e treina a equipe para a adoção da metodologia ágil.
Cuidando assim, da produtividade do time, identificando demandas e redistribuindo tarefas quando necessário.
Por isso, ele atua como um facilitador e guia, mas não é responsável pela execução direta das tarefas do time.
Product Owner
Esse membro da equipe Scrum é o responsável por fazer o intercâmbio de informações entre o time e o stakeholder que encomendou o projeto.
Assim, o Product Owner faz o estudo do negócio e se aprofunda nas necessidades do investidor. Dessa forma, desempenha um papel fundamental para que o projeto não perca o foco ao longo do desenvolvimento.
Para além disso, ele é uma peça-chave para determinar o que requer prioridade e quais atividade agregarão mais valor para o dono do sistema.
Desenvolvedores
Os desenvolvedores são os grandes operários responsáveis pela criação das estruturas de um sistema digital.
Esses profissionais fazem o trabalho diário de cumprir as demandas presentes no backlog de modo a entregar com agilidade produtos de acordo com as diretrizes do stakeholder.
Terceirize uma equipe Scrum com a ART IT
Criar uma equipe treinada para operar sob o método Scrum do zero não é uma tarefa fácil. Afinal, para desenvolver um trabalho tão complexo é preciso ter profissionais com experiência na área, e que saibam como organizar a jornada de trabalho.
Por isso, a ART IT oferece desde profissionais “avulsos” até equipes inteiras que podem ser alocadas na sua empresa.
E se você quer saber mais sobre métodos ágeis de gestão e o universo da tecnologia da informação, acompanhe a ART IT! Além de artigos aqui no site, estamos no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.
2024 ART IT Intelligent Technology