Como escolher um sistema para controle de estoque e vendas?
Seu setor logístico tem um sistema de controle de estoque e vendas? Conheça as vantagens e como escolher o melhor dashboard para sua equipe.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIALDESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PERSONALIZADOBI & ANALYTICS
11/26/20244 min read
Como escolher um sistema para controle de estoque e vendas
Como a tecnologia pode melhorar a gestão de mercadorias.
Um levantamento realizado pela Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), verificou que o varejo perdeu aproximadamente 1,57% das suas vendas em 2023 relacionadas a furtos, golpes, avarias, vencimentos e outros.
Ainda que pareça uma porcentagem irrisória, é importante pensar que isso representa cerca de 35 bilhões de reais perdidos por parte das varejistas durante o ano.
E a tendência aponta para um aumento desse índice, tendo em vista que a taxa perdida em 2022 era de 0,67%, um aumento percentual de 0,9% de um ano para o outro.
Por isso, ter um sistema de controle de estoque é tão útil quando pensamos no faturamento e competitividade da empresa.
Afinal, quanto menos perdas de mercadoria, menos a companhia precisa repassar para o cliente e consequentemente, tem mais oportunidades de oferecer preços atrativos em relação à concorrência
Por que ter um sistema para controle de estoque e vendas?
Já demonstramos em outros artigos da ART IT, as vantagens e benefícios de se ter um dashboard na gestão logística.
Mas, o fato é que, esse tipo de ferramenta gera informações automaticamente sem que alguém precise fazer a análise manual de planilhas e documentos.
Atividade que se torna cada vez mais inviável à medida em que a corporação e o número de operações crescem.
Nesse sentido, para que uma empresa que opera a logística de mercadorias tenha um crescimento sustentável e controlado, ela precisa de um sistema de controle de estoque e vendas. Entre os motivos, estão:
Evita o vencimento de mercadorias
Quem vive no universo da logística sabe que existem várias formas de abastecer e retirar itens de um estoque. Quando a carga é perecível, esse controle precisa ser ainda maior para que nada culmine em prejuízo.
Nesse sentido, ter um sistema de controle de estoque e vendas permite que os produtos com validades mais próximas tenham prioridade na saída para entrega. Isso, de forma automática, sem que o responsável precise checar embalagens e planilhas.
Estoques mais enxutos e eficientes
Estoque parado significa gastos com aluguel e manutenção do espaço de armazenamento. Por isso, ter um sistema que controle a entrada e saída de mercadorias é muito útil para evitar a sobrecarga do estoque e consequentemente, investimento do capital de giro em produtos que ficarão encalhados.
Evita atrasos de entrega e fabricação
Ainda que sua empresa não atue no ramo varejista, pensar no controle de armazenamento e saída de materiais é tão importante quanto para quem opera no B2C.
Afinal, o controle de estoque permite identificar os níveis de matéria-prima disponível, permitindo a compra de mais materiais e melhor gestão dos itens em relação ao seu prazo de vencimento.
E mais: esse controle impede que saiam mais pedidos do que a produção é capaz de comportar, ao mesmo tempo em que impede a superprodução, que culmina em desperdícios.
Previsibilidade de sazonalidade
Outra vantagem de ter um sistema para controle de estoque e vendas, é a possibilidade de prever altas e baixas do seu negócio a longo prazo
Assim, é possível aumentar as compras para antecipar períodos de alta procura de determinado produto. Da mesma forma que é possível diminuir a encomenda em épocas de baixa.
Manutenção de níveis ideais
Como explicamos anteriormente, ter um nível de estoque muito acima, em geral, representa perdas para o negócio
Ao mesmo tempo que ter estoques baixos demais prejudica a entrega e fidelidade do cliente. Nesse sentido, ter um dashboard representa a possibilidade de verificar automaticamente quando os níveis de estoque estão saudáveis.
Como um sistema para controle de estoque e vendas funciona?
Embora existam opções de sistema disponíveis no mercado, cada empresa tem necessidades específicas. Por isso, quando chega um case aqui na ART IT, nós reservamos um período para estudar as dinâmicas operacionais da empresa.
Assim, entendemos as etapas, ciclos e operações da equipe para arquitetar as funcionalidades e criar um protótipo de sistema.
Dessa forma, podemos testar e criar um dashboard que ofereça todas as informações sobre as operações logísticas da companhia.
Qual o melhor sistema para controle de estoque e vendas?
Sendo assim, o melhor sistema é aquele que comporta todas as funcionalidades e processa todas as informações relevantes para a empresa contratante. Afinal, cada tipo de operação logística tem suas próprias peculiaridades.
Fale com a ART IT
Nós somos uma consultoria de TI especializada na arquitetura, prototipação e desenvolvimento de sistemas.
Nosso trabalho está centrado na viabilidade financeira, operacional e no benefício para as pessoas.
Por isso, trabalhamos com empatia para entender as dores e dificuldades das equipes em cada atividade operacional dos nossos clientes. Quer conhecer mais sobre esse trabalho de tecnologia centrado no capital humano?
Acompanhe a ART IT nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube e LinkedIn.
2024 ART IT Intelligent Technology