Sistemas de logística: como otimizar sua gestão

As informações da sua operação logística estão centralizadas e automatizadas? Saiba como otimizar sua gestão com sistemas de logística.

BI & ANALYTICSINTELIGÊNCIA ARTIFICIALTRANSFORMAÇÃO DIGITALDESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PERSONALIZADO

11/26/20244 min read

Como otimizar sua gestão com sistemas de logística

Entenda como a implementação de sistemas de logística pode aumentar a eficiência e escalabilidade do seu negócio.

O Banco Mundial possui uma plataforma que rastreia e classifica o Índice de Desempenho Logístico (IDL) dos países ao redor do mundo.

No ranking mundial, o Brasil ainda se classifica em 51º lugar, de acordo com as estatísticas do IDL de 2023.

Isso demonstra um despreparo das empresas em território nacional para desenvolver demandas e agregar eficiência a suas operações.

Por isso, neste artigo, você encontrará insights da ART IT para otimizar a logística do seu negócio e se destacar da concorrência.

Mapeie sua cadeia com sistemas de logística

Para começar, o que sugerimos é que seja feito um mapeamento de todos os processos que a sua mercadoria precisa percorrer desde a confirmação do pedido até o pós-venda.

Assim, você consegue monitorar o tempo de cada processo e identificar ruídos de comunicação ou problemas na jornada da mercadoria, como devoluções, vencimentos, furtos e avarias, por exemplo.

Por isso, inclua como prioridade no mapeamento logístico do seu negócio:

1. Estoque

E equipe de faturamento de pedidos precisa saber com precisão as mercadorias disponíveis, ao mesmo tempo que os responsáveis pelo despacho precisam receber as encomendas com agilidade.

Com sistemas de logística, fica mais fácil perceber qual mercadoria e em que momento ela foi entregue, danificada ou extraviada.

2. Veículos

Conforme o crescimento do negócio se desenvolve e o fluxo de mercadorias aumenta, é esperado que a sua frota precise diversificar o tipo de veículos em operação.

Isso porque, determinadas entregas podem ser otimizadas com veículos menores, como em grandes centros com ruas movimentadas. Já outras encomendas, requerem transporte por carretas e veículos pesados.

Dessa forma, os sistemas de logística são capazes de monitorar os diferentes veículos disponíveis.

Com isso, sua gestão tem acesso a um dashboard com informações, como: quais veículos estão em manutenção, onde estão parados por controle via satélite, quais estão indo, saindo, sendo carregados ou descarregados no centro de distribuição.

3. Fluxo de mercadorias

Como explicamos, saber o caminho percorrido pelos pedidos, ajuda sua gestão a identificar e tomar medidas para impedir furtos, danos aos produtos ou atrasos.

E mais do que isso: permite prever quando os estoques estão baixos, quando é preciso adquirir matéria-prima, perceber picos sazonais ou mercadorias paradas.

Vantagens que você deve obter com sistemas de logística

Com os processos monitorados pelo sistema de logística automatizado, os gestores terão acesso aos dashboards.

Esses painéis conterão informações úteis e baseadas em dados saneados, que possibilitam a tomada de decisões estratégicas, o que chamamos de data driven.

Entre as implementações que a gestão será capaz de aplicar destacamos:

1. Corte de gastos

Além de ganhar produtividade, um dashboard com informações automatizadas gera informações capazes de contribuir para gerenciar os custos da operação.

E por vezes, detectam gastos desnecessários que podem ser cortados, ou operações que podem ser automatizadas.

2. Otimização do tempo

Um exemplo de otimização que implementamos, foi um sistema que permitia à equipe da fábrica deixar os pedidos prontos para assim que o caminhão chegasse, a carga já estivesse pronta para ser carregada.

Com isso, o tempo de carregamento caiu para um terço do utilizado anteriormente.

O que levar em consideração ao desenvolver sistemas de logística?

1. Locais de operação

Quando falamos em logística, indiscutivelmente tratamos de transporte de mercadorias. Portanto, a capacidade de estoque, localização, número de funcionários e frota de cada centro de distribuição precisa constar no seu sistema.

2. Tipo de mercadoria

Como você sabe pela experiência, cada mercadoria requer um tipo de cuidado na sua distribuição.

Dessa forma, se o seu negócio distribui mais de um tipo de produto, é possível que seu sistema precise de uma arquitetura que permita englobar as diferentes operações juntas e separadamente.

3. Tecnologia disponível

Aqui na ART IT prezamos pela viabilidade de todos os projetos. Portanto, trabalhamos com uma tecnologia compatível com a realidade financeira e estrutural da empresa.

A exemplo disso, um dos nossos clientes integrou ao sistema logístico um monitoramento via satélite dos seus veículos que funciona em tempo quase real, o que pode ser aplicável ou não a depender do seu modelo de negócio.

Por isso, é tão importante estudar as prioridades para incluí-las no budget.

4. Escalabilidade

Nesse mesmo sentido, buscamos construir uma tecnologia que funcione a longo prazo e seja fácil de utilizar.

Portanto, ao desenvolver sistemas de logística para o seu negócio, leve em consideração que essa aplicação precisa ter estrutura para contemplar o crescimento do seu negócio.

Desse modo, um bom sistema logístico deve possibilitar a inclusão de grande volume de novos funcionários, unidades de atendimento, pedidos, entre outros.

Fale com a ART IT antes de implementar sistemas de logística

Quer fazer a transformação digital ser realidade na sua empresa? Fale com a ART IT.

Nossos profissionais são treinados para fazer uma imersão na sua empresa e entender seu modelo de negócio, suas necessidades e dinâmica de operações.

Graças a isso, prototipamos e desenvolvemos sistemas capazes de atender as necessidades de cada negócio de forma personalizada.

Para mais insights sobre TI e revolução digital, acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube.