Squad Ágil de TI: benefícios e como montar a sua
O modelo de gestão ágil já dominou as equipes de TI. Saiba as vantagens e como os times fazem para gerir uma squad ágil.
AGILE SQUADGESTÃO DE PESSOASBLOG
10/22/20244 min read


O método de gestão ágil já é prática básica nas equipes de tecnologia da informação. Entenda como funciona uma squad ágil.
À proporção que uma empresa cresce, as demandas aumentam e maior a necessidade de agregar eficiência à gestão de projetos.
Nesse cenário, o modelo de squad ágil surge como uma alternativa para melhorar a organização das entregas.
Isso porque, as squads ágeis eliminam etapas burocráticas, permitindo maior integração da equipe. Assim, é comum colocar o modelo de squad ágil em paralelo ao modelo “cascata”, que representa a gestão tradicional de projetos.
Modelo de gestão tradicional x squad ágil
Para entender esse conceito, visualize uma cascata, pode ser até mesmo aquelas de chocolate que vemos nos shoppings. Para que o líquido que perpassa a cascata chegue às camadas inferiores, ele precisa passar por um nível de cada vez até chegar à extremidade de baixo.
Ou seja, quando pensamos no modelo cascata dentro de uma corporação, para que uma decisão seja tomada entre os colaboradores, a ideia passa de departamento em departamento antes de ser aprovada.
Dessa forma, escolhas simples levam mais tempo para tomar forma, pensando que uma decisão simples da equipe de marketing precisa aguardar a resolução do financeiro, da diretoria e assim por diante, por exemplo.
O que é uma squad ágil?
Assim, quando pensamos em uma squad ágil, trata-se de uma dinâmica de gestão ágil, que prioriza a otimização dos processos produtivos.
Por isso, as squads ágeis são compostas por equipes multidisciplinares, cuja integração entre os departamentos é fundamental para o seu funcionamento. Dessa forma, profissionais com diferentes bagagens, habilidades e repertórios compartilham suas dinâmicas de trabalho.
E com isso, garantem mais eficiência e criatividade na entrega das suas demandas, tendo em vista que, a burocracia do modelo cascata acaba por ser eliminada, já que os diferentes departamentos atuam juntos e permanecem acessíveis uns aos outros.
Como é uma squad ágil de TI?
Embora o conceito de squad ágil aplique-se em times dos mais variados setores, ramos e empresas, um dos lugares em que esse sistema mais fez sentido foi nas dinâmicas de trabalho da TI.
Isso porque, ao desenvolver um projeto de TI, os escopos de trabalho requerem especialidades variadas. Pense o seguinte:
Para construir uma casa, não bastam dezenas de engenheiros, são necessários, um mestre de obras, construtores, instaladores de piso, encanadores, eletricistas e por aí vai.
Nesse mesmo sentido, ao produzir um software ou sistema, são necessários especialistas de vários setores de TI.
Por isso, aqui na ART IT providenciamos equipes multidisciplinares e funcionais. Desse modo, juntamos expertises diversas em torno de um único objetivo, utilizando métodos de gestão ágil, como Scrum e Kanban.


O método de squad ágil funciona?
Seja qual for o método de gestão de tarefas, é fundamental acompanhar a equipe para que ela possa operar sem ruídos de comunicação.
Dessa forma, aqui na ART IT optamos por manejar nossos projetos pela metodologia “scrum”, que consiste em dividir objetivos grandes em pequenas tarefas, que chamamos de “sprints”.
Com isso, conseguimos acompanhar periodicamente a evolução dos projetos e verificar se algo está saindo de rota.
Vantagens de ter uma squad ágil
Graças à gestão por meio de squad ágil, tanto os colaboradores que desenvolvem, quanto o comprador do sistema, colecionam uma série de benefícios. Entre eles:
Integração:
Ao colocar os desenvolvedores de sistemas trabalhando lado a lado com a gestão, a equipe garante mais alinhamento sobre os objetivos e expectativas.
Revisão em dia:
Embora seja uma tarefa fundamental para qualquer equipe de TI, graças à metodologia ágil, nosso acompanhamento periódico da evolução de um projeto permite maior facilidade na identificação de falhas e erros no seu sistema.
Otimização:
A squad ágil busca reduzir a quantidade de demandas dispensáveis para focar no essencial e entregar exatamente aquilo que o cliente precisa.
Auto-gestão:
As equipes ágeis, em geral, são treinadas para serem autogerenciáveis. Como você já viu, profissionais de diversos departamentos trabalham juntos e conseguem compartilhar suas dinâmicas de trabalho. Graças a isso, a própria squad pode resolver os ruídos sem tomar tempo da gestão.
Flexibilidade:
Outra característica intrínseca dos métodos ágeis é a disponibilidade para adaptar as formas tradicionais de se realizar uma tarefa, sempre focando em obter o resultado desejado com maior eficiência.
Como montar uma squad ágil?
Ter uma equipe voltada para o pensamento de gestão ágil, pode requerer bastante da cultura organizacional de uma empresa e da habilidade de recrutamento para conseguir profissionais adaptados a esse método.
Por isso, o que nós da ART IT fazemos é construir e disponibilizar essas equipes que podem ser inteiramente alocadas no seu time de TI.
Além disso, para que esse tipo de gestão continue funcional, fazemos feedbacks periódicos com os profissionais alocados. Desse modo, refinamos as habilidades dos talentos com os objetivos do projeto.
Acompanhe a ART IT
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão da sua equipe de TI?
Acompanhe a ART IT, temos artigos aqui no site e também estamos nas redes sociais! Siga-nos no Instagram, YouTube e LinkedIn.
2024 ART IT Intelligent Technology

