Como implementar testes automatizados de software na minha equipe de TI?

Testes automatizados de software já são tendência. Entenda como essa ferramenta evita erros e melhora a qualidade dos produtos digitais.

TESTE AUTOMATIZADO

9/19/20244 min read

Os testes automatizados de software já são tendência e o futuro do desenvolvimento no mundo do TI. Sua equipe já está pronta para aplicá-los?

No trabalho de desenvolvimento de software, a etapa de testes deve acontecer tão cedo quanto possível. De modo a evitar acúmulo de falhas e retrabalhos mais complexos.

Até não muito tempo atrás, essa etapa acontecia de forma manual. O que significa que o desenvolvimento de programas poderia levar meses por conta dessa tarefa, que hoje acontece em apenas alguns minutos.

Além disso, os projetos de desenvolvimento estavam bem mais suscetíveis a falhas, já que pequenos problemas poderiam passar despercebidos pelos revisores responsáveis pelos testes de software.

Nesse sentido, as ferramentas de automatização e a inteligência artificial vieram para otimizar o tempo e o trabalho dos profissionais de TI. Além de garantir que os desenvolvedores investissem mais tempo na criação de soluções e menos em trabalhos operacionais.

Neste artigo, você entenderá o que são e como implementar a automatização de testes na sua equipe de TI.

O que são testes de software?

Os testes são uma etapa fundamental no desenvolvimento de software. Essa tarefa é responsável por garantir a qualidade do produto desenvolvido.

Por meio dos testes, a equipe ou sistema responsáveis pela qualidade do software avaliam se existe algum caminho pelo qual hackers possam correr, se existe a possibilidade de vazamento de dados sigilosos, problemas de velocidade ou disfuncionalidade nos objetivos do projeto em relação ao que está sendo produzido.

Em outras palavras, a etapa de testes é o sommelier do software, responsável por apontar qualquer problema que possa afetar a experiência do usuário.

Testes automatizados de software: como funcionam

Com a programação adequada, os engenheiros de softwares podem terceirizar os testes dos programas para a inteligência artificial. Assim, os programas em desenvolvimento passam por testes constantes, mesmo quando a equipe não está trabalhando.

Ou seja, é possível programar os sistemas de teste de software para realizar a rotina de verificação durante a madrugada, quando a equipe não está trabalhando.

Assim, as equipes também ganham uma vantagem: o período de testes não afeta, atrasa ou atrapalha a dinâmica de trabalho dos desenvolvedores.

Benefícios da automatização de teste de software

O primeiro benefício e talvez o mais importante deles, é a segurança contra erros. Isso porque, como assinalado anteriormente, até pouco tempo, a norma é que os testes de software fossem feitos por equipes inteiras.

Um padrão de trabalho que consumia muito tempo e recursos. Nesse sentido, quando falamos de programas mais robustos, o trabalho manual não dá conta de fazer avaliações rápidas e eficazes dos erros permeados nas milhares de linhas de código do software.

Assim, com menor chance de problemas, é possível garantir mais segurança ao usuário, de modo que as ferramentas de teste sejam capazes de identificar brechas de acesso, apontando para as falhas que permitam a entrada de não usuários ao sistema.

Outra vantagem da automação é a economia de recursos e realocação de talentos. Se antes era necessário uma equipe de qualidade para fazer o trabalho operacional, hoje esses profissionais podem passar mais tempo desenvolvendo novas soluções.

Como aplicar testes automatizados de software

Para eliminar as etapas não automatizadas do seu desenvolvimento, é fundamental ter uma equipe qualificada para fazer a sistematização de testes autônomos.

Mas, embora seja possível aplicar a automação de testes em um projeto já em processo de desenvolvimento, essa não é a solução mais indicada.

Isso porque, quanto mais tempo sem a avaliação do sistema, maiores as chances de acumular erros a corrigir. Consequentemente, mais tempo de retrabalho para toda a equipe de desenvolvimento.

Nesse sentido, o que aconselhamos é: antes de iniciar um projeto, inclua no escopo a contratação de um profissional de implementação da automação de software.

Outro ponto de atenção é que, mesmo que o processo de testes seja autônomo, ele ainda precisa ser atualizado.

Afinal, é preciso refinar os critérios de qualidade ao longo do desenvolvimento do software. Nesse sentido, o melhor dos aliados é o profissional de automação.

E falando em critérios de qualidade, aqui vai uma dica imprescindível: determine com clareza para o programador de testes, quais são os critérios a avaliar sobre o seu produto digital.

Só assim você terá certeza de que seu produto atende às necessidades de mercado que você busca oferecer.

Contrate um profissional de automação de testes

Como você já percebeu, mesmo que a tarefa de realizar os testes de qualidade seja operacional, automatizar essa função, passa longe de ser simples.

É por isso que aqui na ART IT prospectamos os melhores profissionais do mercado e alocamos esses talentos nas empresas que precisam de serviços qualificados.

Nossa missão é emprestar esses talentos para que eles estruturem os principais sistemas de desenvolvimento da equipe de TI.

Dessa forma, as equipes não ficam sobrecarregadas, e os gestores não precisam se preocupar com encargos e alta tributação pela contratação do funcionário.

Além do mais, por disponibilizarmos apenas profissionais de alta performance, esses colaboradores têm a chance de implementar uma pequena fração da Cultura Ágil, que é um dos pilares da nossa empresa.

Quer saber mais tendências do universo de TI? Acompanhe a ART I; estamos no Instagram, YouTube e LinkedIn.

Até a próxima!