Você enxerga o que está a sua volta?

Design Thinking

BLOGDESIGNDESIGN THINKING

4/17/20242 min read

Você enxerga o que está a sua volta?

Design Thinking

O comportamento humano observado ao nosso redor.

Você consegue enxergar de verdade o ambiente a sua volta? Como está o tempo, as cores que estão a sua frente, os ruídos que você escuta, a presença de outras pessoas, os objetos a sua frente. Tudo aquilo que está ao seu redor?

Agora, você já parou para pensar em como o ambiente que estamos influência em nossas decisões e escolhas?

Peter Drucker, em seu último livro Desafios Gerenciais para o século 21, disse que estamos vivendo um dos períodos de maior transição da História Moderna. E cita:

“Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias. E é preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso.”

Essa afirmação acima levanta questões complexas, pois é claro, precisamos analisar fatores históricos, sociais, psicológicos e educacionais que moldaram a experiência dessas pessoas.

Quando conseguimos olhar a nossa volta e entender as informações sensoriais, mentais e emocionais que nos cercam, conseguimos tomar decisões melhores.

ART IT

17 abr 2024 ° 2 min

Por exemplo, em minhas experiências facilitando as sessões de design thinking eu já ouvi:

“- Tudo aqui é papel, nós imprimimos até e-mail. A nossa sala é um amontoado de caixas e papeis.”

Em outra sessão:

“- A minha mesa fica uma pilha de papel, de informações que temos no sistema e tudo de última hora.”

Em outra sessão:

“- Eu recebo informação presencialmente, por whatsapp, por e-mail, por ligação, de diversas pessoas diferentes.”

Isso reflete o cotidiano de muitas pessoas e empresas, especialmente no âmbito profissional. Nem estamos considerando os aspectos pessoais, como as condições das ruas, transporte demorado, insegurança, além das responsabilidades domésticas. E tudo isso, somado ao bombardeio diário de informações que dificulta a nossa capacidade de parar, observar e analisar o que está acontecendo ao nosso redor.

Esse caos e a falta de oportunidade de fazer essa pausa nos privam da capacidade de gerir melhor nossa própria vida, tomar decisões e fazer escolhas mais sábias. Como consequência, perdemos a capacidade de ser estratégicos, analíticos e de melhorar nossa qualidade de vida, tanto pessoal quanto profissional.

E você, já parou para fazer essa reflexão?

Se acredita que você e a sua empresa precisam de ajuda para olhar ao redor e entender como podem tomar melhores decisões organizacionais, utilizando dados, design e a experiência do usuário a seu favor, chama a gente aqui para conversar.