O que é a metodologia ágil?
Você já possui uma equipe de TI que opera com um método ágil? Entenda como funciona, os benefícios e o que é a metodologia ágil.
GESTÃO DE PESSOASAGILE SQUADBLOG
12/17/20244 min read
O que é a metodologia ágil?
A metodologia ágil é uma cultura na gestão de projetos que busca priorizar uma dinâmica de trabalho que dê vazão a entregas mais velozes.
Para alcançar esse objetivo, as equipes que adotam esse fluxo de trabalho possuem valores como flexibilidade, autonomia e velocidade.
Esse tipo de abordagem no gerenciamento de projetos surgiu com profissionais de tecnologia de informação.
Por isso, atualmente a metodologia ágil é tão presente no ramo e é a forma como as equipes de TI operam seus projetos.
Tão eficiente que outras áreas também usam a metodologia ágil
Apesar disso, outros campos para além do nicho tecnológico já aderiram a essa metodologia, mesmo que não seja designada para isso.
Afinal, esse método proporciona uma organização eficiente e que gera resultados bons tanto para a equipe de colaboradores, quanto para quem contrata os serviços do time.
Então, sabendo da preciosidade desse método, a ART IT decidiu compartilhar um pouco sobre como a metodologia ágil funciona.
Até porque, somos a prova viva de que esse modelo organizacional funciona, pois é o que usamos e treinamos nossos colaboradores a utilizarem também.
A história por trás da metodologia ágil
Já contamos um pouco mais sobre o surgimento dessa metodologia em outro artigo do nosso site. Cultura ágil: revolucione o método de operação da sua equipe de TI.
Mas, de forma suscinta, a metodologia ágil surgiu graças à insurgência da internet e, consequentemente, dos profissionais de desenvolvimento de software.
Assim, em 2001 um conjunto de profissionais da área de tecnologia da informação, em vez de escrever códigos, escreveram o que ficou conhecido como o manifesto ágil.
Essa reunião aconteceu em Utah, nos Estados Unidos, onde 17 desenvolvedores criaram uma carta que estipulava valores e diretrizes.
O objetivo era criar caminhos para que o desenvolvimento de tecnologia fosse eficiente, menos burocrático e agregasse valor aos usuários e stakeholders.
Tipos de metodologia ágil
Conhecendo os benefícios e o quanto a metodologia ágil pode ser útil, o mercado produziu sistemas organizacionais para facilitar a administração de projetos.
Assim, hoje existem dezenas de produtos de Software as a Service que operam por meio de modelos prontos, que facilitam a implementação do método ágil, como:
· XP
· Lean
· ASD
· Kanban e Scrum (que são utilizados aqui na ART IT)
Apesar disso, não basta ter um sistema organizacional ágil, se a equipe e os gestores não estão treinados para operar a partir dessa cultura.
A propósito, você pode conferir um artigo completo sobre o Método Scrum aqui no site!
Vantagens da metodologia ágil
Como você já viu, esse tipo de sistema organizacional propicia um ambiente que privilegia a autonomia dos membros da equipe.
Com isso, os colaboradores se tornam independentes e responsáveis por tomar decisões estratégicas a favor do melhor resultado do projeto.
Isso porque, quando bem aplicado, o método ágil permite que todos os membros envolvidos tenham conhecimento o bastante sobre os objetivos do trabalho. Dessa forma, os times garantem:
Entregas mais rápidas
Graças à autonomia característica das gestões ágeis, as decisões são tomadas pelo time e não de forma unilateral.
O que faz com que os projetos ganhem tempo à medida em que não dependem da orientação ou decisões unilaterais do gestor ou passar por longas hierarquias.
Ajustes constantes
Métodos ágeis como o Scrum e o Kanban, em geral dividem grandes projetos em tarefas menores de modo que os times consigam entregar fragmentos úteis aos investidores.
Graças a isso, quem encomendou o sistema pode avaliar o progresso do trabalho e solicitar mudanças.
Dessa forma, a entrega final é construída aos poucos com ajustes cada vez mais finos e adequados com as expectativas do investidor.
Maior produtividade
Outro benefício de adotar um método ágil, é que esses modelos organizacionais costumam contar com projetos fragmentados em tarefas menores.
Isso permite que os gestores estabeleçam quais atividades são mais importantes, de modo que os colaboradores saibam quais são suas prioridades de trabalho.
Satisfação do cliente
Em geral, times ágeis possuem um responsável por fazer o intercâmbio entre as necessidades do investidor e a equipe.
No método Scrum chamamos esse profissional de product owner e, é ele quem acompanha os desenvolvedores e garante que os interesses e objetivos do projeto sejam alcançados.
O que garante um alinhamento constante das expectativas em relação ao que é construído.
Como implementar uma metodologia ágil na minha equipe?
Parte do manifesto ágil prevê que as equipes que se propõem a implementar um método ágil, devem dar condições para que os membros possam entregar os projetos.
Desse modo, é necessário uma gestão e cultura empresariais voltadas para a operação ágil.
Assim, as lideranças devem permitir autonomia, evitar processos burocráticos, priorizar tarefas e ter foco na satisfação do cliente.
Para além disso, as equipes precisam ter acesso à tecnologia compatível com as suas demandas e treinamento, para operar sob a metodologia ágil.
Conte com a ART IT
Conquistar esse tipo de cultura organizacional não é tarefa fácil, afinal, esse tipo de equipe precisa de profissionais com autonomia e expertise em TI.
Por isso, a ART IT trabalha com a prospecção de talentos e disponibiliza desde profissionais solo até equipes inteiras de especialistas que operam com método ágil.
Quer saber mais sobre o trabalho que fazemos por aqui e descobrir dicas imperdíveis sobre o universo da TI? Acompanhe a ART IT: estamos no Instagram, LinkedIn e YouTube.
2024 ART IT Intelligent Technology